quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Marcos Valério pega 40 anos de cadeia


Depois de muito debate, os ministros do Supremo Tribunal Federal chegaram a um consenso sobre o total de penas do empresário Marcos Valério de Souza, operador do Mensalão. Somadas, elas chegam a 40 anos de prisão.
Além de cumprir a pena na cadeia, Valério terá que pagar uma multa de R$ 2,7 milhões. A pena foi calculada pela soma das condenações por quadrilha (2 anos e 11 meses).
Mais dois atos de corrupção ativa, na Câmara dos Deputados (4 anos e 1 mês) e no Banco do Brasil (3 anos, 1 mês, 10 dias); dois peculatos no Banco do Brasil (5 anos, 7 meses e 6 dias).
Ainda 46 operações de lavagem de dinheiro (6 anos, 2 meses e 20 dias) e 9 atos de corrupção ativa referentes à compra do apoio político (7 anos e 8 meses).
Valério ainda recebeu pena de 5 anos e 10 meses de prisão por evasão de divisas para o marqueteiro da campanha de 2002 do ex-presidente Lula, Duda Mendonça, pago em um paraíso fiscal.
Os ministros levaram em consideração o papel de operador do empresário no esquema, que coordenava ações de sócios, funcionários e era o elo com o núcleo político e financeiro. Com informações da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário