quinta-feira, 9 de março de 2017

Bailarino itabunense participa do programa "Encontro com Fátima" e ator itabunense critica Itabuna pela falta de incentivo aos jovens

“A cidade de onde esse moço vem, (Itabuna) não incentiva ninguém, e se ele ta aqui, é por méritos, assim, que a gente tem que festejar, muito."







O Programa “Encontro com Fátima Bernardes” exibido nesta quinta-feira (9) pela rede Globo, contou com a presença de dois artistas itabunenses. O ator Osvaldo Mil, e o jovem bailarino João Pedro, de 15 anos, morador do bairro São Caetano.

O jovem foi convidado a participar do programa, onde contou um pouco da sua história e os preconceitos enfrentados, principalmente pelo pai, ao descobrir que o seu sonho era fazer balé, pois assistia as aulas da irmã e se encantava.

O jovem contou que estudou na Escola Cultural de Itabuna, e teve o seu talento descoberto pela professora Ticiane Cardoso, durante uma apresentação de dança na sua formatura.






A professora ao perceber o talento do bailarino, o convidou para participar de um espetáculo de balé. Espetáculo esse, que fez com que o pai deixasse o preconceito de lado e apoiasse o filho. Ao final do espetáculo ele foi convidado pela professora para ingressar em uma academia de dança da cidade. A partir daí deu início a sua trajetória.

João Pedro é bailarino há três anos e já se destaca com o seu talento e delicadeza na arte. Participou recentemente de um Festival de Balé no Rio de Janeiro e conquistou o primeiro lugar, cuja sua apresentação foi um Solo de Dança Contemporâneo, com o tema “partida”, em homenagem ao pai, que faleceu 6 meses após assistir a primeira apresentação do filho.

Como premiação o bailarino ganhou uma bolsa de verão em uma Escola em Nova Iorque, e também, em uma Escola de dança no Rio de Janeiro, na qual vai se preparar para se apresentar no exterior. Além disso, o bailarino ganhou mais uma bolsa, dessa vez na Escola de dança Miami City balé.

O jovem itabunense vai viajar para o exterior no mês de Junho, onde passará 05 semanas. Mas, a maior dificuldade ainda é a falta de patrocínios, não só para ele, mas para tantos outros jovens que buscam conquistar o seu espaço artístico através de seus talentos.





Assunto esse, discutido pelo ator Osvaldo Mil, que criticou a cidade de Itabuna por não incentivar os jovens. “A cidade de onde esse moço vem, (Itabuna) não incentiva ninguém, e se ele ta aqui, é por méritos, assim, que a gente tem que festejar, muito. Eu saí dessa cidade com sua idade mais ou menos, e comecei a fazer arte, hoje tô aqui, brincando”, desabafou o ator.

Ainda como forma de desabafo do ator itabunense, ele parabenizou o jovem pelo mérito e criticou mais uma vez, não só a cidade de Itabuna, mas toda uma sociedade que não incentiva os jovens a arte e a cultura, o que aumenta a criminalidade.

“O universo de onde ele vem, é a cidade de um dos piores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país durante algum tempo. Ele é um sobrevivente, então quando a gente vê tudo isso que ta acontecendo no nosso país, com nossos presídios lotados de pessoas... Quantos talentos têm ali dentro que não se descobriram em diversas áreas?!”, questionou o ator, que foi aplaudido pelo público.


Via - Verdinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário