terça-feira, 23 de junho de 2015

Conselho encontra dois porretes 'direitos humanos' em unidade de internação de jovens

Conselho encontra dois porretes 'direitos humanos' em unidade de internação de jovens

Dois porretes, com inscrições “Direitos humanos” e “ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]”, foram encontrados no Centro Educacional de Jovens (CEJ), em João Pessoa (PB), durante uma inspeção surpresa do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH-PB). 

Segundo a revista Carta Capital, o Ministério Público Federal (MPF), integrante do conselho, informou que os dois objetos eram usados como instrumentos de tortura. O CEJ passou, a partir de maio, a ser ocupado apenas por jovens infratores do sexo masculino que tenham completado 18 anos durante o cumprimento da medida de internação.

“O que causa indignação é constatar que os jovens passam boa parte do dia na ociosidade, trancafiados nos alojamentos”, pontuou Savério Paolillo (Padre Xavier), membro do CEDH e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que participou das vistorias. 
 
No dia das inspeções a unidade tem 134 rapazes, que ultrapassa a capacidade máxima de 40 pessoas. O relatório ainda apontou que as paredes apresentam mofo e pichações e que, durante a inspeção, havia restos de comidas em todos os cantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário