Ontem, depois do triunfo por 1x0 sobre a Itália, o Uruguai se juntou a Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, México e Chile na próxima fase
São 32 seleções de cinco continentes. Até agora, porém, a América mostrou aos rivais que, na Copa do Mundo “dentro de casa”, visitante não tem vez. Das dez primeiras equipes classificadas para as oitavas de final, sete são do continente americano.
Ontem, depois do triunfo por 1 x 0 sobre a Itália, o Uruguai se juntou a Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, México e Chile na próxima fase. A Europa, com Bélgica, Grécia e Holanda, completa a lista de garantidos. África, Ásia e Oceania estão sem representantes.
Ainda restam seis vagas e, numa projeção bem simples, a América ainda pode ter mais duas equipes. Equador e Estados Unidos, nesse momento, ocupam a segunda colocação dos grupos E e G, respectivamente. Honduras, lanterna na chave do Equador que sofreu duas derrotas em dois jogos, só se classifica com uma combinação improvável de resultados. Nessa Copa, grandes seleções já ficaram pelo caminho, como Espanha, Inglaterra e a própria Itália. Elas deram lugar a times como Chile, Costa Rica e Uruguai. O apoio da torcida, principalmente por causa da proximidade entre o Brasil e as outras seleções do continente americano, deve ser levado em consideração.
Quando o assunto são apenas os jogos entre sul-americanos e europeus, por exemplo, a comprovação da força fica evidente. Foram oito confrontos nesse Mundial e a diferença no placar é grande: 6x2 para os donos da casa. As exceções foram Suíça 2x1 Equador e Holanda 2x0 Chile.
A história das Copas também mostra a superioridade da América do Sul contra a Europa em torneios realizados por aqui. Antes de 2014, foram quatro : Uruguai (1938), Brasil (1950), Chile (1962 ) e Argentina (1978). Em todos eles, os sul-americanos foram superiores aos europeus. Na Europa, por sua vez, foram disputados dez Mundiais e, em sete deles, os sul-americanos saíram com menos vitórias.
Ao menos no Brasil, um time sul-americano já está garantido nas semifinais, afinal, os duelos das quartas preveem cruzamentos entre Brasil x Chile e Colômbia x Uruguai.
Itália x Uruguai
No duelo que definiu a vaga nas oitavas, o Uruguai levou a melhor sobre a Itália graças a um gol de cabeça (de ombro, na verdade) do zagueiro Godín, aos 35 minutos do segundo tempo. Durante a partida, que não teve muitas chances de gol, os italianos perderam Marchisio, expulso após uma forte entrada em Arévalo Rios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário