terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Recuperando a libido após o nascimento de um filho

Recuperando a libido após o nascimento de um filho

Sexo depois do nascimento de um filho? Nas semanas que se seguem à chegada do bebê, isso pode parecer tão exagerado quando sair para a balada.
Problemas sexuais são comuns entre pais de primeira viagem, mas discutir isso com médicos e amigos próximos ainda não é. Além disso, estudos de sexualidade no período pós-parto são limitados, concentrando-se principalmente no impacto das mudanças físicas para o retorno à vida sexual. Esses estudos também são extremamente unilaterais, envolvendo sempre as mães, mas quase nunca os pais.
Agora, novas pesquisas da Universidade do Michigan oferecem um ponto de vista muito mais amplo das dinâmicas do relacionamento no chamado "quarto trimestre" – e revela algumas surpresas. Para começar, embora os pais não falem sobre isso no Facebook, desde o começo, muitos arrumam um tempinho juntos entre uma troca de fraldas e a outra.
Em questionários online, 114 parceiros de mães que haviam acabado de dar à luz foram questionados sobre os fatores que influenciavam o desejo e uma série de experiências sexuais. Um terço dos participantes relataram terem feito sexo com penetração vaginal em até seis semanas após o nascimento do bebê. Cerca do mesmo número de mães afirmou ter recebido sexo oral durante o mesmo período. Praticamente 60 por cento dos parceiros receberam sexo oral ao longo das seis primeiras semanas.
Sari van Anders, principal autora do estudo e professora assistente de psicologia, estudos das mulheres, e neurociências na Universidade de Michigan, alertou que uma vez que a amostragem não era aleatória, "é possível que mais pessoas que participaram do nosso estudo fossem mais abertas do ponto de vista sexual".
Retomar a vida sexual depois do nascimento de um filho pode ser difícil. Sascha Anderson, de 30 anos, que trabalha em uma loja de queijos em Manhattan, temia que o sexo fosse dolorido ou que sua desidratação constante por conta da amamentação acabasse com o prazer do ato. Nos primeiros meses, ela também sentia uma necessidade exagerada de "assumir" o papel de mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário