Da coluna Tempo Presente (A Tarde)
Augusto Aras, hoje subprocurador-geral da República, mas também especialista em direito eleitoral e um dos juristas que ajudaram na formatação da Lei da Ficha Limpa, por ser um dos pais da criança, conhece como poucos a nova legislação, que vai vigorar este ano. Veja algumas considerações dele:
1 – Contas rejeitadas pelos tribunais e também pelas câmaras de vereadores.
- A Justiça, no caso eleitoral, tem que reconhecer que houve dolo. Convênios sem as licitações exigidas, por exemplo, são um indício fortíssimo. Essa é a novidade da Lei da Ficha Limpa após a apreciação do STF.
2 – Contas rejeitadas nos tribunais de contas, mas aprovadas pelas câmaras.
- Em termos eleitorais, não afeta o gestor, mas não impede que ele responda na Justiça processo por improbidade administrativa. Se a Justiça julgá-lo e condená-lo ele fica inelegível por improbidade.
3 – Candidatos que foram cassados em 2006, por exemplo, perderam o mandato e cumpriram os três anos de inelegibilidade.
- Esqueça isso. Trata-se de casos julgados e com penas já cumpridas. Além disso, o STF consagrou o princípio de que a lei não vai retroagir. Há questionamentos sobre quem renunciou temendo a aplicação da lei, como é o caso de Joaquim Roriz, no Distrito Federal. Mas isso é outra discussão.
4 – Candidato que responde a processo por assassinato (o presumível ficha suja não de lama, mas de sangue).
- Se não houver condenação pela Justiça, nada impede a candidatura. Enquanto ele não for condenado, a lei não o atinge.
Sr. Pitu, e como fica a sitação de SECRETÁRIO que constroi casa própria com ajuda de funcionários e material pagos pela PREFEITURA, pode ser candidato?
ResponderExcluirsem contar que a mulher dele é secretaria de assistencia social e está usando material destinados a spessoas carentes na construção de sua casa.
Excluiruma vergonha.
aproveitem, isso vai acabar e voces vao ter que devolver tudo.
a quadra recem inaugurada usa GATO na energia, investigue
ResponderExcluirtodos tem sua chance se vc teve a sua e não aproveitou bote o dedo no C..... e rasge,inveja é pecado cabada de olho gordo.a inveja desse ai das 06:11 é o sucesso da nossa vitoria.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirDESDE QUANDO ROUBAR MATERIAL DESTINADO A PESSOAS CARENTES É SUCESSO DE VITORIA?
ExcluirUMA VERGONHA.
PELO FATO DE FICAR TAO NERVOSA TA PROVANDO QUE TEM CULPA NO CARTORIO MESMO.
TENHA CERTEZA DE QUE ESSA CASA NAO VAI LHE TRAZER FELICIDADES E TENHA CERTEZA DE QUE TERA QUE DEVOLVER TUDO.
VAMOS LA JUSTIÇA E MINISTERIO PUBLICO, INVESTIGA ESSA ROUBALHEIRA AQUI QUE O NEGOCIO TA FEIO.
vc que não soube aproveitar na gestão de Pedrão tem rezar pra ele pode ser candidato.agora se a secretaria estar tendo oportunidade tem que aproveitar que eu no lugar dela eu aproveitaria.tá certa secretaria pege seu dinheiro e envista que seu marido perdeu a eleição eu ouvir muitos dizer que tinha passado com rolo comperssor por cima de vc
ResponderExcluiraproveite mesmo que tá acabando.