BRASILEIRO VAI TRABALHAR MAIS PARA SE APOSENTAR
O instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) divulgou ontem (quarta-feira/01), a nova expectativa de vida da população. Em 1980 a esperança de vida das mulheres era de 65,75 anos e em 2009 passou para 77,01 anos. Já os homens viram sua expectativa de vida avançar de 59,66 anos para 69,42 anos no mesmo período.
Devido a essa nova realidade, os brasileiros precisarão aumentar o tempo de recolhimento ao instituto nacional do seguro social (INSS) para garantir a aposentadoria. Essa mudança no cálculo é uma exigência da Lei 9.876, de 1999, a qual vinculou o fator previdenciário à divulgação anual das novas tábuas de expectativa de vida pelo IBGE.
Como exemplo, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição ao INSS que ingressar hoje com o pedido de aposentadoria terá que contribuir por mais 41 dias corridos para garantir o mesmo valor que receberia se tivesse feito a requisição ontem. Em outra hipótese, considerando um segurado com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, serão necessários mais 48 dias corridos de contribuição.Com informações do Estadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário