ADEUS PORTO SUL E FERROVIA... O QUE SERÁ DO SUL DA BAHIA AGORA? JÁ PENSARAM?
por Samuel Celestino:
A
crise que envolve o Porto Sul poderá inviabizar o projeto, a partir de
empresas multinacionais com a queda do preço da tonelada do ferro, que
desabou aliada às dificuldades em relação à licença ambiental do grande
projeto, poderá levar à inviabilização do Porto Sul, mas não somente do
porto, também da ferrovia Oeste-Leste. Ambas poderão não chegar a lugar
algum, justo em consequência dos problemas que envolvem o aguardado
projeto. Se tal acontecer, porque a crise ameaça o projeto com
interrogações, estará instalado um problema sem tamanho. Na ferrovia e
no porto o governador Jaques Wagner empenhou todas as suas fichas e
despendeu um enorme esforço para viabilizar a grande obra. Se a crise, somada a desentendimentos dos sócios internacionais –
indiano e do Cazaquistão – uma solução imprevisível seria a
transferência do porto para a Baía de Todos os Santos, onde já existem
os portos de Aratu e o de São Roque do Paraguaçu. Isto levaria a um
desvio da ferrovia Oeste-Leste para esta direção, o que significaria um
aumento de 130 km na sua extensão, o que não chaga a ser muito. Poderá,
se a situação chegar a dificuldades intransponíveis, ser a única solução
para que a ferrovia não se torne fantasma e o Porto Sul não se
transforme num mero sonho.
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