sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Porto Sul na Baía de Todos os Santos?

Porto Sul na Baía de Todos os Santos?
 
ADEUS PORTO SUL E FERROVIA... O QUE SERÁ DO SUL DA BAHIA AGORA? JÁ PENSARAM?

por Samuel Celestino: 
A crise que envolve o Porto Sul poderá inviabizar o projeto, a partir de empresas multinacionais com a queda do preço da tonelada do ferro, que desabou aliada às dificuldades em relação à licença ambiental do grande projeto, poderá levar à inviabilização do Porto Sul, mas não somente do porto, também da ferrovia Oeste-Leste. Ambas poderão não chegar a lugar algum, justo em consequência dos problemas que envolvem o aguardado projeto. Se tal acontecer, porque a crise ameaça o projeto com interrogações, estará instalado um problema sem tamanho. Na ferrovia e no porto o governador Jaques Wagner empenhou todas as suas fichas e despendeu um enorme esforço para viabilizar a grande obra. Se a crise, somada a desentendimentos dos sócios internacionais – indiano e do Cazaquistão –  uma solução imprevisível seria a transferência do porto para a Baía de Todos os Santos, onde já existem os portos de Aratu e o de São Roque do Paraguaçu. Isto levaria a um desvio da ferrovia Oeste-Leste para esta direção, o que significaria um aumento de 130 km na sua extensão, o que não chaga a ser muito. Poderá, se a situação chegar a dificuldades intransponíveis, ser a única solução para que a ferrovia não se torne fantasma e o Porto Sul não se transforme num mero sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário