quinta-feira, 20 de abril de 2017

'Baleia Azul': 5 menores tentam suicídio e 2 se automutilam em Curitiba

Resultado de imagem para 5 DICAS DE PREVENÇÃO AO BALEIA AZUL
Cinco tentativas de suicídio de adolescentes foram registradas na madrugada em Curitiba na terça-feira (19), conforme divulgação da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota detalhando que os pacientes têm entre 13 e 17 anos, foram atendidos e encaminhados para acompanhamento em Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Em todas as situações, havia sinais de automutilação e ingestão de medicamentos, o que pode indicar relação ao “jogo” Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa.
No entanto, ainda não há confirmação oficial se os casos têm relação com o jogo. A Prefeitura requisitou investigação à Polícia Federal. Além disso, serão desenvolvidas atividades de prevenção ao suicídio nas escolas com estudantes adolescentes, faixa etária alvo do jogo. A ação envolve as secretarias municipal e estadual de Educação. No vídeo, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fala sobre o assunto durante reunião com secretários.
Dois casos de automutilação
Além dos cinco casos de adolescentes entre 13 e 17 anos que tentaram o suicídio na madrugada desta terça-feira (18), outros dois se automutilaram durante à tarde e também estão recebendo orientação de profissionais. Um deles está internado em um Centro de Atenção Psicosocial (CAPs) e outro na rede privada de saúde. A suspeita também recai no jogo online ‘Baleia Azul’. A Polícia Civil também investiga esses dois casos, somados ao longo do dia.

Ingestão de remédios
Nos casos de tentativa de suicídio, os cinco adolescentes fizeram a ingestão de remédios e também a automutilação. Já nos casos registrados à tarde, os adolescentes se cortaram, mas não ingeriram medicamentos.

Jogo e tarefas 
No “jogo” Baleia Azul, os adolescentes relatam receber mensagens em redes sociais com tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados “curadores”, propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados no corpo e ficar doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário