sexta-feira, 29 de julho de 2016

MORADORES DE ITAPÉ RECLAMAM DA FALTA D’ÁGUA E EMBASA EMITE ALERTA DE RACIONAMENTO

aDUTORA iTAPÉ
TEXTO E IMAGEM COMPARTILHADOS DO ITAPÉ NOTÍCIAS 

As chuvas que caíram nas últimas semanas não foram suficientes para mudar o cenário de seca, devido a histórica estiagem dos últimos anos que afeta várias cidades da região. E as atuais condições já trazem consequências mais graves para os moradores de Itapé com relação ao abastecimento de água, principalmente devido a queda drástica do nível do Rio Colônia, onde funciona a principal adutora da rede de distribuição de água.

De acordo com moradores de diferentes bairros da cidade, a pouca informação emitida pela Embasa local, referente as datas e horários de abastecimento nas residências, também tem sido motivo de preocupação da comunidade que segue enfrentando racionamento em dias alternativos.

Há dias sem água em casa, um morador utilizou às redes sociais nesta sexta-feira 29, para reclamar:


“Estamos há 2 dias sem água e o pior é que tenho uma senhora acamada de quase 80 anos que precisa de cuidados especiais” disse.

TRANSFERÊNCIA DE ADUTORA

Segundo o gerente da Embasa Local, Zem Costa, com a queda de volume do Rio Colônia foi necessário realizar a transferência de uma adutora (foto) para outro local do Rio – já que não era possível a retirada diária de 1.200,000,00 de água do antigo poço (foto) – e é justamente devido ao procedimento que houve atrasos e alternância na distribuição para às residências.

A informação é que o procedimento já está em fase de conclusão. 
Racionamento

Nessa quinta-feira 28, a Embasa também iniciou uma campanha de conscientização da população para o uso racional da água distribuída na cidade, alertando a comunidade da importância de evitar desperdícios para garantir a continuidade do abastecimento regular.

Ainda de acordo com a Embasa, o racionamento deve continuar com dias alternados e a população deve ficar atenta aos dias e horários da distribuição.

RECOMENDAÇÕES

Nesse cenário, é importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros, de calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável o reuso da água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes. Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora ou de onde frequenta, como shoppings, centros comerciais e repartições públicas e em relação a vazamentos na rua.

Medidas simples, como estabelecer uma média de consumo diária e acompanhar pelo hidrômetro, tem resultados significantes tanto para o sistema de abastecimento, quanto para a redução do valor cobrado na conta do morador.

Para informar sobre vazamentos na rede pública distribuidora de água, basta ligar 0800 0555 195 para que a Embasa providencie o conserto da tubulação e evite perda de água na distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário