quinta-feira, 9 de junho de 2016

ITABUNA: CONCESSÃO DA EMASA GERA DEBATE E CONCLUSÃO DA BARRAGEM NO RIO COLÔNIA É TIDA COMO ÚNICA SOLUÇÃO



O prefeito Claudevane Leite (PRB) anunciou na sexta-feira (3) que vai publicar em breve o edital de concessão dos serviços de abastecimento de água e de saneamento básico de Itabuna, hoje controlados pela Emasa.

A cidade enfrenta uma crise hídrica grave. Segundo o governo, a estiagem que se estende há mais de oito meses é a pior em cinquenta anos. O município, no entanto, não tem recursos para fazer os investimentos de que a Emasa necessita para amenizar o problema. Nesse cenário, o prefeito encara a concessão do setor à iniciativa privada ou à Embasa como alternativa viável.

Nessa semana, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), pré-candidato a prefeito de Itabuna, afirmou que todo esse processo, “em pleno ano eleitoral”, deve ser acompanhado “com bastante atenção pelos itabunenses”. Ele suspeita que o governo Vane tenta se aproveitar do momento de crise no abastecimento “para enfraquecer a Emasa e, assim, facilitar a entrega da empresa”.

“Esse processo não está correto e fica a pergunta: por que um prefeito que está para encerrar o mandato decide vender a Emasa?”, questionou Augusto. Segundo ele, há uma inversão de prioridades, pois a maior urgência nesse momento é garantir a oferta de água e “isso não será viabilizado com a concessão da empresa, mas sim com a conclusão das obras da barragem no Rio Colônia”.

Augusto destacou que entende a necessidade de investimentos e apoia a construção de uma parceria entre o município e a iniciativa privada, mas sem que a prefeitura perca o controle da Emasa. Esse modelo, argumentou, asseguraria uma tarifa justa e preservaria os empregos dos funcionários concursados.

Via - Blog do Gusmão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário