Pesquisa mostra que impopularidades de Dilma é alta.
Pesquisa mostra que reprovação de Dilma é alta.
A taxa de reprovação da presidente Dilma Rousseff supera a do ex-presidente Fernando Collor de Mello às vésperas de seu impeachment, de acordo com a pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira (6).
Segundo o instituto, 71% dos brasileiros consideram o governo Dilma ruim ou péssimo. Em setembro de 1992, às vésperas de deixar a Presidência, Collor era reprovado por 68% dos brasileiros.
Em junho, quando havia sido realizado o último levantamento, 65% dos entrevistados avaliaram o atual governo como ruim ou péssimo. Na oportunidade, 10% dos entrevistados avaliaram a atuação de Dilma como ótima ou boa. Neste levantamento, apenas 8%.
Quando o assunto foi o impeachment, 66% dos entrevistados disseram que são a favor que o Congresso deveria abrir um procedimento formal de afastamento. Na pesquisa anterior, em abril, eram 63%.
Os números registrados pelo Datafolha na sondagem desta semana são os piores desde que o instituto começou a série de pesquisas em âmbito nacional, em 1999, no governo Collor.
Dilma passa a ser assim a presidente com a pior taxa de impopularidade entre todos os eleitos diretamente desde a redemocratização.
As pesquisas Datafolha do período do governo Sarney (1985-1990) eram feitas em dez capitais. Nesse universo, o ex-presidente registrou 68% de reprovação em seu pior momento, em meio à superinflação.
O levantamento foi feito entre os dias 4 e 5 de agosto com 3.358 entrevistados em 201 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. ( IBahia.com).