terça-feira, 4 de novembro de 2014

JUSTIÇA FEDERAL CONDENA EX-PREFEITO DE ARATACA

Birschner: condenado.
Birschner: condenado.
O ex-prefeito de Arataca, Agenor Birschner, está proibido de candidatar-se a mandatos eletivos ou ocupar cargos públicos pelos próximos três anos. Condenado por crime de improbidade administrativa, o antigo gestor municipal também foi multado em R$ 10 mil, a e em virtude de ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal.
A condenação está relacionada a fraudes em processos licitatórios, envolvendo três contratos: dois para obras de infraestrutura e um terceiro para a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. Em todos os contratos, firmados entre 2007 e 2008, a Controladoria Geral da União (CGU) detectou indícios de simulação, que levaram à abertura de inquérito e em seguida à ação civil pública.
Entre os indícios claríssimos de fraude, está a realização de todas as etapas de um procedimento licitatório em apenas um dia. Em um dos casos, a minuta do edital da licitação saiu no mesmo dia da minuta do contrato e da expedição da ordem de serviço. O prefeito e outros envolvidos na armação chegaram a alegar que houve erro material  na digitação das datas, mas nem a CGU nem a Justiça Federal aceitaram a alegação.
A certeza das fraudes aumentou depois que a CGU ouviu o depoimento de supostos membros das comissões técnicas dos processos licitatórios. Apesar de seus nomes constarem formalmente, todos negaram ter exercido realmente a função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário