Calmo, comandante avisou que ia fazer um 'bloqueio de Santos e o rebloqueio', o que indica o plano de tentar pousar novamente
Um
rápido diálogo, via rádio, entre o piloto do avião que conduzia Eduardo
Campos (PSB) e a equipe de controle da pista revela que o comandante da
aeronave comunicou sua intenção de arremeter. Com voz calma e em
linguagem técnica de aviação, ele informou que iria proceder o "bloqueio
de Santos e o rebloqueio", o que indica o plano de tentar pousar
novamente na pista 35, que fica no Guarujá, mas pertence à base aérea de
Santos, no litoral paulista.
Segundo
o vice-presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves
(Appa), Humberto Branco, nessa pista, a orientação dada aos pilotos é
de arremeter caso não exista visualização da pista a 700 pés. A
aproximação por instrumentos é procedimento padrão, ainda mais com o
clima registrado no local nesta manhã. De acordo com boletins
meteorológicos de Santos, usados pela aviação e obtidos pelo Estado, a
visibilidade no horário do acidente estava bastante prejudicada. Às 11h,
era de aproximadamente 2 mil pés. Havia ainda muita nuvens e chovia.
O
piloto arremeteu de acordo com as norma da pista, para o lado esquerdo.
Como a aeronave caiu a cerca de 4km da cabeceira da pista, a
arremetida, em tese, já havia sido realizada. O problema que levou a
aeronave a perder altitude e cair, no entanto, ainda não são
conhecidas.
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