sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ITAPÉ: PREFEITO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS


 

Com o objetivo de dar total transparência a sua gestão à frente da Prefeitura Municipal de Itapé, o prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão), faz um balanço positivo da 2ª Audiência Pública de Prestação de Contas, que aconteceu no último dia 30 de setembro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Itapé.
Pedrão reuniu funcionários, secretários municipais, vereadores e a comunidade para mostrar a real situação das contas públicas.

Segundo o prefeito, a arrecadação municipal está menor que no ano passado, e as despesas com folha de pagamento, tributos, e manutenção de serviços estão maiores do que a capacidade do município. Na saúde o déficit é de 120 mil reais, na educação a situação é ainda mais grave, já que as verbas que chegam não são suficientes e, a prefeitura precisa completar, deixando um saldo negativo mensal de aproximadamente R$ 200 mil. Segundo relatórios de levantamento orçamentário, o gasto com pessoal já passava de 65% da receita, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina o limite de 54% de gasto com pessoal.

Diante do quadro, Pedrão comunicou a redução nas compras, diminuição do número de veículos locados e, conseqüente redução do gasto com combustível, corte de horas extras e gratificações, e a realização de levantamento na folha de pessoal para identificação de situações irregulares.

O prefeito pediu aos secretários compreensão e a colaboração direta para que a meta de fechar o ano com salários em dia e sem restos a pagar possa ser alcançada. 

Juntamente com as assessorias contábil e jurídica, controle interno e contabilidade,  o prefeito fez apresentação de slides em um telão e, saiu da reunião aplaudido.

Sobre as perdas, o prefeito comentou que esperava um ano melhor, “era essa a expectativa com as obras da barragem, SAM- Sul Americana de Metais e a construção da nova rodovia Itapé x Itajú do Colônia, essas, mais as obras feitas com recursos próprios, iriam gerar emprego, renda e mais recursos nos cofres municipais, mas o ano foi muito difícil e, as obras do Governo pararam”, finalizou o prefeito Pedrão. Só com a obra da Barragem do Rio Colônia itapé arrecadaria mais de 1 milhão de Reais em impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário