quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ITABUNA: CIDADE CORRE O RISCO DE NOVA EPIDEMIA


O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira os 77 municípios brasileiros que estão em situação de risco de surto da dengue. Os dados confirmam Itabuna com o maior índice de infestação predial no país.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, de cada 100 casas visitadas pelos agentes de endemias, 18,4 tinham criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A segunda colocação é de Emas, na Paraíba, que tem índice de 14,1%. Em seguida aparece Calumbi, em Pernambuco, com índice de infestação de 12,4%.
Os dados divulgados nesta terça não deixam dúvida de que Itabuna vai manter a alta quantidade de casos de dengue nos próximos meses. Neste ano já foram registrados mais de 6.500 notificações da doença no município.
Para complicar a vida dos itabunenses, os agentes de endemias desapareceram de muitos bairros. As visitas domiciliares não são feitas há mais de três meses. Elas deveriam acontecer no intervalo de dois meses.
Informações não oficiais dizem que uma grande quantidade de agentes foi demitida pelo prefeito José Nilton Azevedo, derrotado nas últimas eleições.
Além das cidades com risco de uma epidemia, 375 estão em situação de alerta. Estão nesta situação as localidades que têm índice de infestação entre 1 e 3,9%. A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Nordeste mais de 70% das larvas do mosquito se concentram em reservatórios de água. Isso significa que os criadouros estão nas casas.
O índice de infestação considerado aceitável é de no máximo 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário