terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bahia vai entrar no Horário de Verão

O governador Jaques Wagner confirmou nesta segunda que a Bahia vai adotar o horário de verão, que começa no dia 16. A alteração no horário volta a acontecer depois de oito anos.

De acordo com o governador, a decisão pelo horário de verão aconteceu depois de muita consulta. Wagner afirmou que foi realizado um levantamento para analisar o nascer do sol durante o horário de verão.

O horário de verão começa no próximo dia 16 e vai até o dia 26 de fevereiro de 2012. Segundo o governador, a decisão foi tomada após estudo realizado sobre a luminosidade do dia, segundo o qual o sol nasce, em média, entre 25 e 35 minutos mais cedo.

No ápice do verão, por 15 dias, o sol nasce exatamente uma hora antes. “Na média, o sol nasce 25 minutos mais cedo, então eu não vejo sentido de a Bahia ficar de fora, até porque o prejuízo para quem acorda muito cedo é compensado à noite”.

“A decisão é muito mais de ficar alinhado ao horário de Brasília do que de economia de energia”, disse o governador, uma vez que a economia, no Estado, é muito pequena com o adiantamento da hora.

Além da Bahia, o horário de verão entrará em vigor nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nessas localidades, os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir do dia 16.

A adoção do horário de verão era cobrada por grupos de empresários e donos de emissoras de rádio e televisão. Mas os empresários do setor hoteleiro baiano estavam entre os que mais cobravam a mudança.

Sobre a questão da segurança para os trabalhadores que precisam sair de casa ainda no escuro, Wagner ressaltou que a criminalidade nas primeiras horas da manhã é mínima. As estatísticas indicam o período das 19 às 2 horas como mais crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário