terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FERNANDO GOMES,VALDERICO E NEWTON LIMA NA MIRA DA PF

Há anos o jornal A Região denuncia a corrupção nas gestões de Fernando Gomes, Valderico Reis, Newton Lima e Nilton Azevedo. Nada acontecia, até esta segunda-feira, pelo menos para os três primeiros.

A Polícia Federal indiciou os ex-prefeitos de Itabuna, Fernando Gomes (DEM, hoje no PMDB) e de Ilhéus, Valderico Reis, além do atual gestor ilheense, Newton Lima (que foi vice de Valderico). Os crimes do qual são acusados se parecem.

Fernando Gomes é acusado de desvio de dinheiro público através de notas fiscais frias e licitações fraudulentas, esquemas que, segundo denunciam servidores, continuam na gestão de José Nilton Azevedo (que foi vice de Fernando).

Muita coisa foi descoberta graças a escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e documentos apreendidos entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009 na Operação Vassoura-de-Bruxa.

Foram mais de 500 horas de gravações durante 60 dias, centenas de arquivos descobertos nos computadores apreendidos das secretarias de Administração, Finanças, Educação e Saúde, e na Comissão de Licitações, além de empresas.

Vários dos titulares da época continuam no atual governo, como Maurício Athayde e Gustavo Lisboa. As investigações, que incluem vários prefeitos, secretários, servidores e empresários da região, acabam na semana que vem.

É provável que vários deles sejam presos depois do envio do inquérito à Justiça. No caso de Ilhéus, o ex-prefeito Valderico Reis pode pagar pelas irregularidades denunciadas diversas vezes aqui, junto com o atual Newton Lima.

A Operação investigou também gestores e empresários de Itapé, Ibicaraí, Itapebi, Floresta Azul e São José da Vitória. De novo, a maioria dos casos é de emissão de notas fiscais frias e pagamento por serviços não realizados. A Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário