sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Noventa e oito pessoas morreram por queda de raios em 2014

Noventa e oito pessoas morreram por queda de raios em 2014
Foto: Jacomo Piccolini/ Correio Popular
O número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 em 2014, uma a menos do que o registrado em 2013, de acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), baseado em informações da imprensa, da Defesa Civil e do Ministério da Saúde. De acordo com a Agência Brasil, a maior parte das mortes por raios aconteceu em São Paulo, com 17 casos, seguido de perto pelo estado do Maranhão, com 16 registros de mortes. Depois vêm Piauí, com sete casos, Amazonas e Pará, com seis mortes, cada. Os números de São Paulo se destacam pelas duas mortes que ocorreram no segundo semestre de 2014: Em 7 de novembro morreram três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio; e em 29 de dezembro quatro banhistas receberam descarga atmosférica em Praia Grande, no litoral. As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014 foram: São Paulo, com cinco vítimas; Praia Grande (SP), quatro vítimas; Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas, cada. Entre as vítimas, 56% viviam na zona rural.

ITABUNA: CLAUDEVANE ANUNCIA CANDIDATURA A REELEIÇÃO E ROBERTO JOSÉ NO SETRAN

clo

Nesta sexta-feira o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB) anunciou Roberto José como secretário de transporte e trânsito. O mesmo vai comandar o Setran e a FICC, o alcaide alegou redução de gastos para solucionar o problema com um “remédio caseiro’.                                                                   Durante a coletiva Claudevane Leite anunciou que é candidato a reeleição, e declarou que o projeto do PC do B é apoiar a sua reeleição. Isso deixou desmotivado o vice-prefeito Wenceslau (PC do B).                                                                                           Já que o comunista declarou na imprensa que pretende ser candidato a prefeito, caso Claudevane não fosse para reeleição.

ITAPÉ: PREFEITURA INICIA PAGAMENTO DA FOLHA DE JANEIRO



 
Em tempos de dificuldade e com as finanças curtas, em que os municípios do país enfrentam queda de arrecadação, manter os salários em dia é prova de responsabilidade na gestão.

Diante do quadro atual, a Prefeitura Municipal de Itapé anuncia para hoje dia 30/01, o inicio do pagamento da folha de janeiro. Estarão recebendo os funcionários vinculados a Secretaria de Administração e concursados da saúde. Professores recebem no próximo dia 4/02, e os demais funcionários e nomeados no dia 10/02.

Segundo o prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão), a meta da administração é chegar ao mês de março com as finanças em ordem, com o pagamento da folha de pessoal dentro do mês.

Pedrão explica que o ano de 2014 foi difícil para todas as prefeituras, e esse controle das contas visa manter o município funcionando de forma organizada. Em fevereiro o prefeito deverá anunciar o plano de metas com cronograma de obras e projetos para 2015/2016.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Itabuna é cidade que mais mata adolescentes no país

Itabuna é cidade que mais mata adolescentes no país
Presídio de Itabuna onde há ala de custódia para menores / Foto: Reprodução
A cidade de Itabuna, no sul do estado, apresentou o pior índice de homicídios na adolescência no país, 17,11 para cada mil habitantes. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (28) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O levantamento apontou cinco cidades baianas entre as 20 mais violentas para adolescentes em todo o Brasil. Camaçari ficou em quinto lugar com 9,82; Vitória da Conquista está na oitava colocação com 8,7; Salvador fica em nono, com 8,32, e Feira de Santana ocupa a 13ª no país, com 6,79 assassinatos para cada mil pessoas. Segundo a pesquisa, os estados mais violentos para jovens são Alagoas, Bahia e Ceará. Fortaleza é a capital mais violenta para jovens, com índice de 9,92. A pesquisa também informa que menores negros são ainda os mais vulneráveis, com risco três vezes maior de serem assassinados em comparação com adolescentes de cor branca. 

Paulo Câmera é oficializado como Secretário da Agricultura

O candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito de Itapé Pedrão tem agora boas possibilidades de contribuir com o municipio.Vamos aguardar com muita esperança a atuação do deputado, agora secretário para com a nossa cidade.
Paulo Câmera é oficializado como Secretário da Agricultura
Foto: Divulgação/Secti
O deputado estadual Paulo Câmera (PDT) foi oficializado como Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28), um dia depois de a antiga titular da pasta, Fernanda Mendonça, ser exonerada. A troca no secretariado aconteceu após o racha do PDT com o governo do Estado - que manteve vínculo duplo com o governador Rui Costa (PT) e com o prefeito ACM Neto (DEM). Os deputados estaduais do partido, porém, se declararam fieis a Rui.

Menino de 14 anos é aprovado no curso de Medicina de Universidade Federal

Menino de 14 anos é aprovado no curso de Medicina de Universidade Federal
Foto: Eugenio Barreto/Divulgação
O aluno José Victor Menezes Teles, de apenas 14 anos, foi aprovado no curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe) esta semana. O jovem estuda no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju, de acordo com o Terra. Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  "Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju", lembrou. José Victor aguarda uma decisão judicial para poder comemorar a vitória. O garoto não concluiu o ensino médio, uma das exigências da UFS para se matricular. "Não se coloca limite de idade para ingressar na Universidade Federal de Sergipe", afirmou o diretor do departamento de administração acadêmica da UFS, professor Antônio Edilson do Nascimento.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pai que morreu com quatro filhos em acidente em Goiás deixou carta de adeus para ex-mulher

MENTE DOENTIA!!!!!!

Carro bateu de frente contra caminhão, na BR-070 (Foto: Divulgação/PRF)
Um acidente que vitimou o pai e seus quatro filhos na BR-070, em Goiás, no último sábado (24) tem sido encarado pela polícia como um crime. Uma carta deixada por Marco Aurélio Almeida Santos, 48 anos, depois de buscar os quatro filhos - três meninos e uma menina - na casa da família da ex-mulher, tem colaborado para o registro do caso como sendo quatro homicídios e um suicídio.
Os três irmãos envolvidos no acidente (Foto: Reprodução)De acordo com o delegado Renato Sampaio, há indícios de que não se trata de um acidente, "já que a carta tem um tom de despedida", mas as investigações continuam. 
Ainda segundo a polícia, o motorista do automóvel se separou há pouco tempo da mãe das crianças. Na carta, de quatro páginas, Marco Aurélio afirmou que ela não veria mais as crianças. "Samara, espero que quando você estiver lendo essa carta eu e os meus filhos já estejam (sic) bem longe", diz na primeira frase. "Hoje é um grande dia, para mim e meus filhos. Estaremos buscando um lugar de paz onde não exista humilhação e covardia". 
O acidente aconteceu minutos depois de a família sair de casa. O carro em que os cinco estavam colidiu frontalmente contra uma carreta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Santos tentou fazer uma ultrapassagem, mas acabou batendo no veículo de carga. O carro ficou destruído. Todos os ocupantes do veículo morreram no local.
Trecho final da carta que o motorista entregou a ex-mulher minutos antes do acidente (Foto: Reprodução)
Na última frase da carta entregue à ex-mulher, ele se despede. "Hoje 24-01-2015 será o último dia que você verá seus filhos e seu marido", afirma na quarta página. "Pode ficar com a casa em Vicente Pires e retornar a sua vida, mas com meus filhos você não viverá essa pouca vergonha."

Fim das vantagens trabalhistas

por Samuel Celestino
Fim das vantagens trabalhistas
Foto: Divulgação
Revela-se agora, a partir de a Folha de S.Paulo, que a presidente Dilma havia decidido decepar o seguro-desemprego, o auxílio-doença e o abono salarial em agosto do ano passado, portanto antes das eleições. Tratava-se de uma decisão guardada em segredo, mas chegara ao conhecimento público. A presidente, para não sofrer consequências eleitorais, respondeu com uma expressão que já faz parte do seu dicionário: “Nem que a vaca tussa”. Pois é. A vaca tossiu e a decisão de corte dos benefícios previdenciários e trabalhistas está na pauta e já anunciada, o que em muito prejudicará a vida dos trabalhadores. Será uma regressão ao avanço social que a população de baixa renda havia obtido. Até o momento, os sindicatos nada disseram sobre a questão e o PT está em dificuldades para se explicar. Em Davos, na Suíça, onde na semana passada o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se encontrava, ele dissera que o seguro-desemprego era um atraso. Em razão, teria sido admoestado pela presidente. O segredo chegou ao fim. 

Ao menos 30% dos municípios baianos devem salários; índice deve aumentar, avalia UPB

Ao menos 30% dos municípios baianos devem salários; índice deve aumentar, avalia UPB
Segundo a presidente da UPB, as cidades terão dificuldade em janeiro. Foto: BN
Pelo menos 30% dos munícipios baianos - aproximadamente 125 cidades - estão com os salários dos seus servidores atrasados devido a quedas na arrecadação e problemas de gestão. O dado da União dos Municípios da Bahia (UPB) foi divulgado na edição deste domingo do Jornal A TARDE. Ainda segundo o levantamento da UPB, a tendência é que este índice deve aumentar quando vencer a folha salarial de janeiro, pois a principal receita de 70% dos municípios baianos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), terá queda de 14% em comparação a janeiro de 2014 devido à crise econômica que atravessa o País. Além disso, as despesas no início de 2015 aumentarão com o novo salário mínimo, reajustado em 8,8%, o novo piso salarial dos professores (que teve aumento de 13%), sem contar o fato que é neste ano que a maioria das prefeituras começará a cumprir acordos coletivos sobre o piso nacional dos agentes de saúde, aprovado em 2014 pelo Congresso Nacional. Segundo a presidente da UPB, a prefeita de Cardeal da Silva Mária Quitéria (PSB), os reajustes salariais terão um impacto de aproximadamente 23% para a folha dos municípios. "Temos um efeito cascata nos planos de cargos e salários, nos encargos trabalhistas e gratificações. A maioria dos municípios, para não falar todos, terá dificuldade de pagar janeiro".

Sesab deve R$ 30 mi a municípios baianos; secretário e prefeitos tentam negociar a dívida

Sesab deve R$ 30 mi a municípios baianos; secretário e prefeitos tentam negociar a dívida
Foto: Divulgação/ UPB
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) deve aos municípios baianos cerca de R$ 30 milhões, referentes a sete meses de atraso de repasse de verbas. Em reunião com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e os Conselhos Nacional e Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Consems/Consasems) na última sexta-feira (23), o órgão tentou negociar a dívida. Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário Fábio Vilas-Boas afirmou que é possível que o repasse comece a ser feito em três meses, mas ainda não há nada definido. Apesar da incerteza, o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde e vice-presidente do mesmo conselho a nível nacional, Raul Molina, comemorou a garantia de que os recursos de 2015 serão transferidos sem atraso. "Saímos daqui com um compromisso: o repasse da atenção básica que está em atraso há setes meses; da Samu, em atraso há seis meses; e o repasse da assistência farmacêutica. O secretário de Saúde do estado está se comprometendo com a gente que a partir de agora não haverá atraso", relatou. Molina considerou como ganho a disposição do secretário em mostrar o orçamento que a pasta tem para iniciar a quitação dos débitos, o que está previsto para acontecer em reunião na próxima sexta-feira (30). "Não é privilégio do estado da Bahia. A grande maioria dos estados tem dívidas com os municípios. O problema é que todo mundo acha que o problema é o prefeito, que não paga em dia. A situação é outra. Não se faz saúde sem dinheiro", argumentou. De acordo com Molina, na reunião da sexta-feira já foi apresentada pelos prefeitos uma proposta para os repasses em atraso: que a partir de março seja pago o valor referente a um mês da dívida, na periodicidade de 60 dias (um mês paga, no outro não). "Estamos pensando numa estratégia conjunta de começar a pagar parte dos atrasados. O mais importante para eles, reiniciar os pagamentos, nós garantimos que a partir de fevereiro nós iremos fazer isso com todos os municípios", finalizou o secretário.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dono de “currículo bombado” no mundo do crime tomba em confronto, após atirar em policial

Uma lista imensa de acusações, entre elas, roubos de carros, tráfico de drogas, homicídios e nesta tarde mais um crime (o último): um assalto, que quase resultou na morte de um policial militar. O dono desse “robusto” currículo é Warlei Matos Guimarães, que tombou morto num confronto com policiais da CETO ROTAM e Cipe Cacaueira, algumas horas depois da ação contra o PM.
A vítima levou cinco tiros – três no braço esquerdo e um no tórax. O último atingiu de raspão a cabeça do profissional. Felizmente, nenhum dos projéteis atingiu os órgãos internos do soldado, que não corre risco de morte. 
O policial foi surpreendido pelos bandidos, quando passava próximo à praça em frente ao hospital São Lucas. Inicialmente, os assaltantes não pareciam saber que se tratava de um PM. No entanto, bastou alguns minutos para eles perceberem quem era. Mesmo assim, atiraram e, pela quantidade de tiros, queriam matar. Em seguida, os assaltantes fugiram numa moto Biz preta, segundo relataram testemunhas. Mas, voltando a Warlei. Ele morava no bairro Corbiniano Freire, popularmente conhecido como Pau Caído e foi lá o palco da troca de tiros. Acabava ali, a “carreira” de mais um “soldado” do tráfico, líder de prisões e flagrantes. Certa vez, chegou a ser preso duas vezes numa única semana.
Entre os crimes os quais Warlei era acusado está o assassinato de Gerônimo dos Santos Amaral, o “Bozó”, de 26 anos, executado no dia 26 de agosto do ano passado, no bairro de Fátima.
As operações prosseguem. Até o momento é o que se sabe é que o homem tem o apelido de “Zói” e é considerado igualmente perigoso.

Mega-Sena acumula e deve sortear R$ 34 mi no próximo sábado

Mais uma vez, a Mega-Sena acumulou. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1671, sorteado nesta quarta-feira (21), e com isso o prêmio para o próximo concurso, no sábado (24), é de R$ 34 milhões. Os números sorteados foram: 21 – 27 – 31 – 45 – 55 – 56. Apesar falha no sorteio principal, 71 pessoas acertaram a quina e devem ganhar R$ 43.701,29. Outros 5.343 apostadores que conseguiram acertar as quatro dezenas (quadra) devem ganhar R$ 829,60.

Paulo Câmera assumirá Secretaria da Agricultura após saída de Fernanda Mendonça

Paulo Câmera assumirá Secretaria da Agricultura após saída de Fernanda Mendonça
Foto: Divulgação/Secti
O deputado estadual Paulo Câmera (PDT) substituirá a atual secretária da Agricultura, Fernanda Mendonça do PDT, que será demitida do cargo após rompimento do seu partido com o governo.Paulo Câmera afirma ter recebido, na noite desta quinta-feira (22), a confirmação de que fora escolhido para comandar a pasta, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT). “Eu fui indicado pelos deputados [pedetistas] para ser um secretario pelo PDT no governo”, conta Câmera. O deputado acrescentou que ainda não conversou diretamente com o governador Rui Costa sobre a titularidade da pasta, mas que credita a escolha a sua experiência como gestor – além de já ter assumido a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) durante o governo Jaques Wagner, foi um dos responsáveis pela reestruturação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que agora tem vinculação com a Secretaria de Agricultura. “Acho que ele resolveu ganhar tempo colocando uma pessoa conhecida. Eu trabalhei em diversos lugares, já fui secretário, presidente de empresa, diretor de órgãos públicos, então acho que ele resolveu aproveitar minha experiência”, diz Câmera, que pretende, a partir de agora, se debruçar na leitura do plano de governo, principalmente sobre os aspectos referentes à agricultura, “para acelerar os projetos” na área. Procurado, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, limitou-se a afirmar que anunciará nesta sexta (23) a mudança no comando da Seagri. 

Com nomeação da Câmera, Bira Côroa assume mandato

Com nomeação da Câmera, Bira Côroa assume mandato
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com a nomeação de Paulo Câmera para a chefia da Secretaria de Agricultura do estado (Seagri), Bira Corôa (PT), assumirá a vaga de deputado estadual. O petista ficou na primeira suplência e esperava, já à época da nomeação do secretariado, assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em contato com o Bahia Notícias, na noite desta quinta-feira (22), Bira comemorou a noemação do companheiro parlamentar. "Isso (a permanência na AL-BA) só aumenta a minha responsabilidade e o meu compromisso. Tenho que agradecer aos deputados do PDT por terem me permitido permanecer na Casa e a Deus", afirmou.

Jamaica pode legalizar consumo de maconha nesta semana

Jamaica pode legalizar consumo de maconha nesta semana
Foto: Reprodução / The Telegraph
O governo da Jamaica aprovou uma lei que legaliza a posse de pequenas quantidades de maconha. Se for confirmada pelo Parlamento do país caribenho, pela primeira vez na história jamaicana membros da religião rastafári, que usa a droga para propósitos religiosos, poderão fumar maconha legalmente. Segundo a BBC, a lei ainda libera a concessão de licenças para o cultivo, venda e distribuição do entorpecente para fins medicinais, mas proíbe o consumo de maconha em locais públicos. A proposta deve ser submetida ao Senado jamaicano nesta semana.

Dirceu é investigado na Lava Jato, diz Jornal Nacional

Dirceu é investigado na Lava Jato, diz Jornal Nacional
Foto: Reprodução
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão, é um dos investigados no escândalo do petrolão. De acordo com reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, os investigadores da Operação Lava Jato desconfiam que Dirceu tenha sido um dos beneficiados com dinheiro do esquema e tenha intermediado o pagamento de propina por meio de uma de suas empresas. De acordo com a Veja, a Justiça Federal determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro, do irmão dele Luiz Eduardo de Oliveira e Silva e da empresa JD Assessoria e Consultoria Ltda., da qual ambos são sócios. O Ministério Público Federal encontrou indícios de que a empresa de Dirceu tenha recebido recursos de empreiteiras ligadas ao esquema de desvio de recursos na Petrobras, entre elas a Galvão Engenharia, a OAS e a UTC Engenharia. Segundo o juiz, a JD Assessoria e Consultoria recebeu 3,7 milhões de reais das construtoras, cujos executivos foram presos no fim do ano passado pela Polícia Federal. Os procuradores da República encontraram vínculos da empresa de Dirceu com as empreiteiras ao analisar documentos contábeis apreendidos na Lava Jato. Em uma lista da Galvão Engenharia, a JD aparece como prestadora de "consultoria" pela qual recebia 25.000 reais mensais – ao todo, a firma de Dirceu recebeu 725.000 reais da empreiteira. Em nota ao Jornal Nacional, José Dirceu confirmou que prestou serviços de consultoria às empresas e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos à Justiça. A Galvão Engenharia disse que não iria se pronunciar sobre a investigação. A UTC Engenharia confirmou que contratou a JD Assessoria e Consultoria para a "prospecção de negócios de infraestrutura no Peru e na Espanha". A reportagem do Jornal Nacional informa que ninguém foi encontrado para comentar as suspeitas na OAS.

Marquinhos Viana e todos os prefeitos do PV podem deixar partido

Marquinhos Viana e todos os prefeitos do PV podem deixar partido
Foto: Reprodução/ C.Ferreira / Destaque Bahia
Brigado com a nova direção estadual do PV, o deputado estadual Marquinhos Viana pode deixar a legenda junto com os sete prefeitos que o partido tem na Bahia e mais 12 membros. Em contato com o Bahia Notícias, o parlamentar disse que “não tem mais clima no partido”. “Ajudei o partido a crescer e não tem nenhum lugar do Brasil como Barra da Estiva, onde o partido tem tantos filiados”, afirmou, ao lembrar da cidade que o lançou à vida política. Segundo Viana, um documento com as insatisfações do grupo PV Democrático foi enviado à presidência nacional da agremiação e, caso não tenha as queixas atendidas, o grupo vai procurar "saídas legais". “O documento diz da insatisfação com o Luiz Penna (presidente nacional) e com Ivanilson (Gomes, residente estadual). Se não formos atendidos, vamos pedir desfiliação na justiça”, relatou Marquinhos. Na aba da indignação do verde, sobrou até para o secretário da Cidade Sustentável, André Fraga - fiel a Penna. De acordo com o deputado, a “Cidade Sustentável é para cabide de empregos e não faz nada que preste”. “Penna é ditador e tem medo de perder o controle do partido que recebe, todo ano, mais de R$ 2 milhões de fundo partidário”, acusou. Além de Viana, Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador, já deu sinais de que vai deixar a sigla em um futuro próximo. O destino de Célia, segundo ventila-se, é o Partido Ecológico Nacional (PEN).

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GOVERNADOR GARANTE BARRAGEM DO RIO COLÔNIA

br
Durante a inauguração da nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Itabuna, na manhã desta segunda-feira (19), o governador Rui Costa garantiu que voltará ao município para assinar a ordem de serviço da Barragem do Rio Colônia, obra muito esperada pelos moradores da região. “Seremos rigorosos com empresas que vencem licitações e não realizam os serviços”, disse.
As obras da barragem chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas logo em seguida, em razão de divergências na atualização dos valores dos serviços contratados. A empresa que iniciou os trabalhos pediu um aditivo considerado abusivo e o contrato com a construtora foi rescindido. O projeto foi, então, atualizado, para a elaboração de um novo edital de licitação, publicado na última sexta-feira (16).
Orçada em aproximadamente R$ 105 milhões, a implantação da barragem permitirá a regularização do abastecimento de água em Itabuna, além do controle das cheias do Rio Cachoeira, que corta o município e alaga os bairros mais baixos na época das cheias.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Por conta de doença, Rui Costa retoma agenda apenas na segunda-feira, em Itabuna

Por conta de doença, Rui Costa retoma agenda apenas na segunda-feira, em Itabuna
Foto: Adalberto Marques / Secom
O governador Rui Costa (PT), continua em repouso domiciliar por causa de uma traqueobronquite nesta sexta-feira (16). Em razão do problema de saúde, o governador será representado pelo vice-governador João Leão (PP) na assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Rio do Antônio, neste sábado (17). Na segunda-feira (19), às 9h, Rui volta ao trabalho e inaugura o novo Posto da Rede SAC de Itabuna, no sul baiano.

Mesmo com pedido de Dilma, presidente da Indonésia não recua e vai executar brasileiro

Mesmo com pedido de Dilma, presidente da Indonésia não recua e vai executar brasileiro
Foto: Reprodução
O presidente da Indonésia não atendeu a apelos de Dilma Rousseff para poupar a vida de dois brasileiros que estão presos no país asiático e foram condenados à morte por tráfico de drogas. O assessor especial para assuntos internacionais do Brasil, Marco Aurélio Garcia, informou o resultado do apelo nesta sexta-feira (16). Os brasileiros Marco Archer e Rodrigo Gularte foram condenados por tráfico de droga e o primeiro deve ser executado este final de semana. Dilma conversou com o presidente Joko Widodo esta sexta, mas não conseguiu modificar a pena. "Não houve sensibilidade por parte do governo da Indonésia para o pedido de clemência do governo brasileiro. Em princípio, a execução deve se dar à meia-noite de domingo, hora de Jacarta, às 15h no horário de Brasília", disse Garcia, segundo o G1 DF.

Fim do fator previdenciário, em análise há 12 anos, pode voltar à pauta da Câmara

Fim do fator previdenciário, em análise há 12 anos, pode voltar à pauta da Câmara
Foto: Reprodução
Os deputados que tomam posse em 1º de fevereiro poderão decidir pelo fim ou pela manutenção do fator previdenciário. Esse mecanismo de cálculo das aposentadorias foi criado em 1999 (Lei 9.876/99) com o objetivo de criar uma relação entre o tempo de contribuição do segurado e o valor do benefício. Ele se baseia em quatro elementos: valores recolhidos, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida da população, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Na prática, o fator previdenciário surgiu como uma fórmula para desestimular aposentadorias precoces e reduzir o chamado "rombo" da Previdência Social, de acordo com a Agência Câmara. O movimento sindical sempre se opôs a ele. Desde 2003, um projeto de lei do Senado tenta extingui-lo. O texto já foi aprovado pelos senadores. Na Câmara, ele foi renomeado como PL 3299/08 e tramita em conjunto com outras seis propostas, mas ainda não houve consenso para sua votação no Plenário. Especialista em orçamento e previdência, a consultora da Câmara Elisângela Batista cita possíveis alternativas ao atual fator previdenciário. "Se realmente o fator previdenciário vier a cair, precisaremos de alternativas para possibilitar o equilíbrio da nossa Previdência. Uma das questões seria a revisão tanto no critério de concessão das pensões quanto no valor efetivamente pago. Tem se discutido também a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria, que hoje não se tem no regime geral." Outras alternativas, presentes inclusive em pareceres de relatores das propostas em tramitação, preveem novo cálculo da aposentadoria com base nos últimos 36 meses de contribuição do trabalhador ou ainda o chamado fator 95/85, ou seja, a garantia de aposentadoria com 100% do salário-benefício quando a idade e o tempo de contribuição somem, pelo menos, 95 anos para os homens e 85 para as mulheres.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Homens que tiram muitas selfies têm maior tendência à psicopatia

Homens que tiram muitas selfies têm maior tendência à psicopatia
Foto: Reprodução
Um estudo recente da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, afirmou que homens que tiram muitas ‘selfies’ e as compartilham nas redes sociais têm mais chances de apresentar sinais de psicopatia.

Menina bomba mata pelo menos 20 na Nigéria

Menina bomba mata pelo menos 20 na Nigéria
Foto: Reprodução / AFP
Uma bomba presa ao corpo de uma menina de dez anos provocou a morte de pelo menos 20 pessoas e outras 18 feridas em um mercado de Maiduguri, na Nigéria. A explosão ocorreu quando o mercado estava cheio de pessoas. Até o momento, o atentado não foi reivindicado por nenhuma organização terrorista. No entanto, militantes do grupo Boko Haram têm usado mulheres e meninas como bombas humanas para impor um estado islâmico na maior economia africana. "A rapariga tinha mais ou menos dez anos e duvido muito que ela soubesse o que levava amarrado ao corpo", afirmou o vigilante civil, Ashiru Mustapha. De acordo com ele, o artefato detonou quando os vigilantes faziam o controle de entrada no mercado. "O detetor de metais assinalou a presença de algo suspeito quando a menina foi revistada, mas, infelizmente, a explosão deu-se antes que ela pudesse ser isolada", disse. Mustapha considera ter "quase a certeza de que a bomba foi detonada por meio de um controle remoto". Segundo a Agência Lusa, em dezembro, outro ataque no mesmo mercado matou dez pessoas. Na semana anterior, mais de 45 pessoas foram mortas no mesmo local.

Conqusita: Bandidos roubam quatro rodas de carro em via movimentada da cidade

Conqusita: Bandidos roubam quatro rodas de carro em via movimentada da cidade
Foto: Saulo Bruno | Blog do Anderson
Um carro teve as quatro rodas roubadas, na madrugada deste sábado (10), na cidade de Vitória da Conquista. Segundo o Blog do Anderson, o crime aconteceu na avenida Ivo Freire Aguiar, uma das mais movimentadas do município. Após retirar os equipamentos, os criminosos deixaram o veículo estacionado sustentado por madeiras e tijolos. A Polícia Militar registrou a ocorrência. Ainda não há pistas sobre os criminosos.

Guindaste não suporta peso de viga de 25 toneladas e tomba na BR-324

Guindaste não suporta peso de viga de 25 toneladas e tomba na BR-324
Foto: Reprodução / Site Acorda Cidade
Um guindaste que levantava uma viga tombou, neste domingo (11), após não suportar o peso do objeto. A peça, de 25 toneladas, seria colocada em uma passarela no KM-251 da BR-324 e, segundo o site Acorda cidade, o guindaste pertence à ViaBahia. O incidente aconteceu próximo ao Parque de Exposições João Martins da Silva, sentido Salvador/Feira de Santana. Para evitar acidentes, o trânsito no local foi interditado desde o início da manhã, quando foi registrada a ocorrência. Um desvio está sendo feito pela avenida Nóide Cerqueira. Ninguém ficou ferido no acidente. O motorista do guindaste, no entanto, precisou ser levado para o hospital após entrar em estado de choque.

sábado, 10 de janeiro de 2015

ITAPÉ: VEREADORES NÃO GOSTAM DAS CRÍTICAS DA IMPRENSA



Há muito tempo que a classe política do nosso pequeno município Itapé, é intolerante em relação às críticas da imprensa falada, e escrita. Além do rádio que mantém a sua liderança na preferência da população, temos hoje a imprensa escrita: blogs e redes sociais.
Vereador não tem que reclamar ou ameaçar qualquer que seja o blog, ou profissional, tem sim, o direito de pleitear um espaço para se defender, ou melhor, colocar o seu lado da historia.
Recentemente o novo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Junior Borges, que não é nenhum santo canonizado, esteve numa rádio tecendo críticas ao outro blog da cidade. É comum, alguns dos vereadores de forma hipócrita, e demagogicamente, tentarem interferir no trabalho da imprensa. Isto é inaceitável.
Sempre que qualquer político (prefeito, vice-prefeito, vereadores), se posicionar do lado da população, em defesa dos direitos da maioria ou da coletividade, de forma destemida e honrada, terá espaço positivo neste blog, e será motivo de aplauso.
Agora sempre que o político, seja ele qual for, agir de má fé, indo de encontro ao povo pobre e trabalhador, se valendo de acordos escusos feitos na calada da noite, e de modo sistemático visando o lucro ou vantagens pessoais, e a defesa dos próprios interesses, será motivo aqui neste blog de criticas, e toda a ‘maracutaia’ será denunciada.
A população precisa estar de olho. A imprensa cumpre com o seu papel quando mostra a corrupção, denuncia um comportamento imoral ou alerta para os desvios.
Tem vereador que negocia voto, que negocia emprego para familiares, que negocia em dinheiro, que faz acordo e não cumpre, que toma dinheiro dos assessores, que vota contra o povo por motivos políticos, etc, etc, e etc. É assim no Brasil, é assim em Itapé. E a imprensa sabe quem são os artistas.
Portanto não adianta ameaçar, nem tentar interferir no nosso trabalho. 
Viva a DEMOCRACIA! 
Viva a LIBERDADE DE EXPRESSÂO! 
Viva a IMPRENSA que ver e sabe quem são os cordeiros e os lobos.

COMPRA DE VOTO: Procuradoria pede cassação do diploma do deputado Benito Gama

Procuradoria pede cassação do diploma do deputado Benito Gama
Foto: PTB/ Divulgação
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) requereu a cassação do diploma e do mandato do deputado federal Benito Gama (PTB) por meio de ação de impugnação de mandato eletivo (Aime). A ação foi protocolada no dia 7 de janeiro no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por abuso de poder econômico e graves irregularidades nas contas de campanha. Segundo a acusação, enquanto candidato, Gama subcontratou serviços de terceiros e adquiriu bens destinados à campanha eleitoral, mas não os declarou na prestação de contas, fugindo do controle efetivo dos gastos. A campanha do deputado figurou no rol das mais caras do Brasil para a Câmara dos Deputados, com gasto total de quase R$ 6 milhões, sendo R$ 4,5 milhões despendidos na prestação de serviços de terceiros. A partir de matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, a PRE apurou que a campanha do candidato repassou a lideranças políticas – entre eles ex-prefeitos, ex-vereadores e até mesmo pastores evangélicos – vultosas quantias, a fim de obter apoio e retorno eleitoral, tudo sob o pretexto de prestação de serviços. Nas apurações, diversas pessoas – 30 foram ouvidas - confirmaram ter recebido dinheiro para a campanha do candidato em vários municípios baianos, a exemplo do postulante ao cargo de prefeito derrotado em 2012 em Jaguaquara, que recebeu R$ 300 mil; de um dentista atuante na região de Canarana, que recebeu R$ 120 mil e muitos outros. Todos declararam ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que receberam o dinheiro para exercer a função de coordenadores da campanha e contratar pessoas para divulgá-la e realizar ações como pintura de muros, afixação de publicidade, distribuição de santinhos e outros materiais. Além da subcontratação de terceiros, diversas testemunhas relataram que, com os valores recebidos, também realizaram gastos com aquisição de materiais e insumos para uso na campanha eleitoral, sendo que essas informações foram omitidas na prestação de contas do atual deputado, em desrespeito à legislação. De acordo com a PRE-BA, a AIME tramitará em segredo de justiça, conforme regra da Constituição Federal.

ACM Neto diz que rompeu com o PTN para não comprometer administração

BELO EXEMPLO!!!!!
ACM Neto diz que rompeu com o PTN para não comprometer administração
Bacelar e ACM Neto | Foto: Valter Pontes / Agecom
 
Depois de perder o apoio do PTN, o prefeito ACM Neto (DEM) alegou que a sigla não irá continuar na base para não comprometer a atual administração municipal. “Não poderia aceitar as barganhas e trocas de cargos que me foram apresentadas pelo partido para continuar apoiando o meu governo. Diante disso, e com o compromisso assumido com a população de transformar a cidade, resolvi não ceder e deixar o PTN à vontade para seguir o seu caminho”, disse o gestor, que havia afirmado que o partido era um “aliado de primeira hora”. Segundo o prefeito, as articulações com a Câmara de Vereadores vão continuar, inclusive com os vereadores do partido, “dentro do princípio de que o mais importante são os interesses da população de Salvador”.

Sindicombustíveis alerta para possível falta de gasolina neste final de semana

Sindicombustíveis alerta para possível falta de gasolina neste final de semana
Os postos de combustíveis da Bahia podem ficar desabastecidos neste final de semana, de acordo com o Sindicato de Postos de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis). O problema é resultante da dificuldade enfrentada pela Petrobras em entregar o produto na Bahia. Segundo o sindicato, a estatal tem escassez na demanda de álcool anidro para misturar ao combustível dos caminhões responsáveis pelo abastecimento, o que dificulta a situação principalmente dos postos das estradas. O problema seria recorrente e por conta disso o estoque está diminuindo de forma proporcional, o que levaria à possível falta de combustíveis a partir deste sábado (10).
 

ITAPÉ: APÓS QUITAR O 13º SALÁRIO, PREFEITURA PAGA FOLHA DE DEZEMBRO NESTA SEXTA


Do Itapé Noticias: 

Diferentemente de diversos municípios da região, em Itapé, a Prefeitura, através do prefeito Pedrão, segue com o compromisso do pagamento em dias dos funcionários públicos.
Além de já ter realizado o pagamento integral do 13º salário de todos os servidores, o prefeito Pedrão informa que nesta sexta-feira 09/01, será concluído o pagamento referente à folha de dezembro dos demais concursados da saúde e administração, assim também como contratados e de apoio do FUNDEB.
Ainda de acordo com o prefeito, mais uma vez, para seguir à risca o cronograma de pagamento, será necessário mais uma manobra financeira já que o município arrecadará nessa sexta apenas R$ 44.000,00 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), valor bem inferior à folha, que será completada com uma cota extra do FPM de 2014 no valor de R$ 86.000,00.
“Não tem sido tarefa fácil para nenhum gestor manter os salários dos funcionários em dias. E por isso, ao longo do ano fizemos um enorme esforço de otimização dos gastos e redução das despesas para que pudéssemos avançar tranquilo e honrar os nossos compromissos com o servidor. Hoje Itapé se tornou referência para toda a região. Isso é fruto da seriedade com o servidor e de responsabilidade com o dinheiro público” destacou o prefeito.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Primeiro homicídio de 2015 aconteceu no bairro São Caetano

Após oito dias Itabuna registra o primeiro homicídio de ano novo, a primeira vítima assassinada a tiros em 2015, foi o jovem Wellington Silva Santos, conhecido como “bola”, 18 anos, morador do “Beco da Baiuca”, na Rua Floresta, bairro São Caetano. Wellington foi morto por volta das 00h10 desta sexta-feira(09).

De acordo com informações de populares, Wellington foi perseguido por desconhecidos, mas acabou sendo alcançado e morto na Rua Cosme e Damião, feira livre do mesmo bairro onde morava. O SAMU 192 esteve no local mais a vítima já estava morta.

Minutos depois de Wellington ser assassinado, a mãe já chegava aos prantos aparada por amigos e familiares, "sua mãe implorou tanto para você sair dessa feira, sua mãe tava pressentindo desde ontem que tu ia morrer, minha vida acabou", falava a mãe debruçada sobre o corpo do filho.
Irmão sofre tentativa de morte

Após 40 minutos que Wellington teria sido assassinado, o seu irmão Washington Moura da Silva, 22 anos, sofria uma tentativa de homicídio na Travessa Floresta, próximo da residência onde mora. Dois elementos pegaram o rapaz e com um facão, desferiram diversos golpes, e com uma pedra, tentaram esmagar a cabeça da vítima.

Criança passa quase um mês com barata no ouvido

Uma criança de 11 anos viveu dias de pânico em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. De acordo com informações do ‘Extra’, o menino ficou quase um mês com uma barata no ouvido direito, mesmo após procurar ajuda dos médicos. “Era 1h da madrugada quando ele deitou. Não demorou muito e ele começou a gritar que tinha um bicho no ouvido.
Ele estava muito nervoso, gritava e tremia em choque”, contou a mãe do garoto, a fiscal de caixa de supermercado, Aline Dutra. Ela explicou que chegou a levar o filho em uma emergência, mas a médica de plantão alegou que não havia nada e que se tratava apenas de uma inflamação ou poderia ser cera. “Saí de lá com ele reclamando e uma receita de remédio para pingar no ouvido. Acho que as gotas mataram a barata. O ouvido até sangrou, mas no dia seguinte ele estava melhor e não levei ao otorrino. A médica disse para levá-lo se a dor continuasse depois de três dias”, disse ela à publicação. O inseto, no entanto só foi removido na última segunda-feira (5), pelo pai do menino, Angelo Marcio: “Eu percebi que o ouvido dele não estava bom ainda. Como a médica disse que poderia ser cera, peguei ele para limpar com cotonete. Quando comecei, ele reclamou e eu senti que havia mesmo algo lá dentro. Eu o coloquei deitado na cama, abri o ouvido como pude e vi uma coisa estranha.
Tirei a barata com uma pinça. Não acreditei na hora”. Procurada pela publicação, a Prefeitura de Niterói, que é responsável pela emergência onde Aline esteve com o filho, afirmou que os exames não detectaram presença do inseto e, por conta disso, a criança recebeu o diagnóstico de otite externa e recebeu medicação. Após saber do caso, a prefeitura passou a apurar o caso. Já a unidade médica vai entrar em contato com a família para marcar uma nova consulta.

Clima de 'tensão' entre familiares em Cuba alimenta rumor de morte de Fidel Castro

Tanto a comunidade cubana no exílio quanto grupos de comunicação hispânicos criaram uma onda de rumores nesta quinta-feira (8) em que o ex-líder do país caribenho, Fidel Castro, estaria morto. Considerado o principal articulador da Revolução Cubana de 1959, Castro não aparece ao público faz um ano e sua morte já foi cogitada muitas vezes em redes sociais. A grande repercussão de seu suposto falecimento fez com que o governo cubano convocasse uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9) para esclarecer a situação, segundo agências estrangeiras. A boataria teria aumentado após grupos detectaram uma “tensão” pouco comum entre familiares de Fidel na ilha, assim como de militantes ligadas à personalidade. O governo teria mandado restaurar as ruas e avenidas que levam ao cemitério de Santa Efigênia, onde fica o panteão das Forças Armadas. Fontes ativistas afirmaram que, nas últimas 48 horas, pelo menos 35 presos políticos foram soltos de diferentes províncias da ilha. 

Fidel Castro em sua última aparição em público | Foto: Reprodução

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

ITAPÉ: VEREADORES DA OPOSIÇÃO REJEITAM PROJETO, 40 PESSOAS PERDEM O TRABALHO



O começo do ano não está nada bom para pelo menos 40 pessoas que tiveram seus contratos cancelados pela Prefeitura depois que vereadores rejeitaram  o projeto que previa a contratação de aproximadamente 90 trabalhadores. Seriam contratados por um período de 90 dias (três meses) médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coveiros, motoristas, recepcionistas e auxiliares de serviço gerais.
O projeto que previa as contratações foi enviado a Câmara Municipal em novembro pelo prefeito Pedrão. As sessões foram adiadas, varias vezes, até que os vereadores votaram no projeto, com cortes, autorizando apenas a contratação de 56 trabalhadores.
Ficaram de fora pessoas que já vinham trabalhando com o ganho de um salário mínimo. Sendo que, de acordo com o projeto, a Prefeitura necessitava e tinha como pagar os salários. Estranhamente os vereadores rejeitaram um projeto que iria garantir o emprego a um total de 90 pessoas.
Um absurdo! Uma vergonha!
A população precisa ver quem são esses vereadores. Os eleitores precisam ver o comportamento desses vereadores, que votam e aprovam projetos pensando neles. Ou seja: se a Prefeitura desse os empregos para os indicados dos vereadores da oposição, com certeza o projeto seria aprovado. Como não teve o objetivo alcançado, eles rejeitaram o projeto, para desgastar o prefeito diga-se de passagem. 
Pedrão só tem 4 votos na Câmara. A oposição tem 5 votos, e a mesa diretora. Vai ser dureza o executivo aprovar qualquer coisa sem entrar em acordo com os vereadores da oposição.