quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DILMA VETA PROJETO DE LEI DE CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, por contrariedade ao interesse público, o projeto de lei que tratava da a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.
A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27). O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta. A conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal. Informações d´A Tarde.

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 44%, Rui, 15%; Lídice, 9%

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 44%, Rui, 15%; Lídice, 9%
De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (27), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 44% das intenções de voto.  Em relação a pesquisa anterior, houve uma inversão entre o segundo e o terceiro lugar: Lídice da Mata (PSB) caiu de 11% para 9%, enquanto Rui Costa (PT), subiu de 8% para 15%. Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos reduziram de 18% para 16% e os indecisos reduziram de 17% para 14%.  O candidato com maior rejeição é Da Luz, com 21%. Lídice e Souto estão empatados com 20%; Rui Costa vem logo em seguida com 17%; Mendes e Renata Mallet também tem o mesmo índice, com 15%; 10% não rejeitam nenhum concorrente e 32% não souberam ou não opinaram. Em uma simulação de segundo turno com os candidatos que pontuaram mais que 10% na pesquisa anterior, Paulo Souto vence com 49% e Lídice aparece com 17% da preferência do eleitor. Brancos e nulos representam 18% e indecisos, 16%. O levantamento também apurou a opinião dos eleitores sobre o governo de Jaques Wagner: 5% consideraram ótimo; 26% classificaram como bom; 38%, regular e 12% ruim. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A amostragem foi registrada no último dia 22 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00013/2014.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dilma com 5 pontos à frente de Marina mas perde no 2o. turno

A Rede Globo e o jornal Estado de São Paulo contrataram uma pesquisa para a Presidência da República que foi divulgada às 18h30m desta terça feira (26/08) pela Globo News. De acordo com a pesquisa Dilma Rousseff caiu de 38% para 34%, isso antes da morte de Eduardo Campos, que aparecia com 9%. Agora, Marina Silva, que o substitui, surge  com 29% e Aécio Neves com 19%. Já num segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB, Marina Silva, ganharia a eleição com 45% dos votos contra 36% de Dilma. Numa disputa com Aécio, Dilma venceria com 41% dos votos contra 35% de Aécio. A oscilação é de 2,5% para mais ou para menos, o que vale dizer o percentual de acerto da pesquisa é de 95%. Foram ouvidos 2506 eleitores no País entre os dias 23 e 26 deste agosto.

ITAPÉ: DUPLO HOMICÍDIO NO ENTRONCAMENTO DE ITAPÉ

Dois corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (26) no interior de uma casa na Fazenda Santo Antonio, há 2 Km do entroncamento de Itapé. 
 
As vítimas foram identificados como Márcio Nonato de Souza Torinho, 33 anos, natural de Gandu, e Dioner Vasconcelos Santos, 30 anos, morador de Itabuna, ambos envolvidos com o tráfico de drogas e outros crimes no município.
 
Segundo o perito Messias Malheiros, as mortes podem ter ocorrido há 48 horas e os tiros foram deflagrados à queima roupa e na cabeça. Os atiradores arrombaram a porta da casa e atiram nos dois homens, que estavam dormindo. Ainda conforme informações do blog Rede Brasil de Notícias, o Márcio, no dia 10 de julho, se envolveu no roubo de uma moto Biz em Itabuna. Com informações do Itapé Notícias.
 

SETE CANDIDATOS A PRESIDENTE PARTICIPAM DO DEBATE NA BAND HOJE

Debate terá presença de sete dos candidatos à presidência.
Debate terá presença de sete dos candidatos à presidência.
Sete candidatos à presidência da República participam nesta terça (26), a partir das 22 horas, de debate promovido pela TV Bandeirantes. De acordo com a emissora, participam do confronto Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB), no estúdio no Morumbi, em São Paulo.
O debate será mediado pelo jornalista e apresentador Ricardo Boechat. Será o primeiro dos debates presidenciais. Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse que pretende participar de, pelo menos, quatro confrontos, um deles é o da Globo.
A noite é cercada de expectativa não apenas pelo debate. Ainda hoje será divulgada pesquisa Ibope, encomendada pelo Estadão e Globo, sobre a corrida presidencial. Os comentários apontam para Marina Silva (PSB) superando Aécio Neves (PSDB) com boa folga e mais próxima de Dilma.

Vereador acusado de matar palmeirense é preso em SP

Vereador acusado de matar palmeirense é preso em SP
Foto: Reprodução / Facebook
A polícia civil prendeu nesta terça-feira Raimundo Cesar Faustino, vereador de Francisco Morato (PT-SP), mais conhecido como Capá e acusado de participar de uma briga de torcidas do Corinthians e do Palmeiras no dia 17. O confronto resultou na morte do palmeirense Gilberto Torres Pereira. O vereador foi preso de forma preventiva na tarde desta terça em Francisco Morato, na Grande São Paulo, por volta das 15 horas. Os detalhes sobre a prisão serão divulgados ainda nesta terça pelo delegado Cosmo Stikovics Filho, da Delegacia Seccional de Franco da Rocha. Integrante da torcida Gaviões da Fiel, Capá é acusado de ter agredido o palmeirense com um galho de árvore em uma briga na estação de trem de Franco da Rocha. A vítima sofreu traumatismo craniano, chegou a passar por cirurgia, mas acabou sofrendo morte cerebral no dia 20. Pereira levou vários golpes na cabeça durante a briga. O vereador foi denunciado por tentativa de homicídio. O caso de Capá será encaminhado para a Comissão de Ética do PT e ele deve ser expulso da sigla. Se confirmada a expulsão, Capá não poderá concorrer a uma vaga de deputado estadual nas eleições de outubro.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ITAPÉ: 2 MILHÕES EM OBRAS QUE VÃO BENEFICIAR A POPULAÇÃO


OBRAS DA NOVA QUADRA DE ESPORTES COBERTA.




TERRAPLENAGEM DO TERRENO DO COMPLEXO POLICIAL.
O prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão), tem acompanhado de perto o início das obras de construção da Quadra de Esportes Coberta com vestiário, na antiga Vaquejada, e ainda do Complexo Policial, no Bairro do Estado, que vai abrigar as Polícias Civil e Militar.
Pedrão explica que, para garantir os recursos financeiros para realização das obras, o município precisou entrar com uma contrapartida, doando os terrenos. “Tivemos um trabalho danado para regularizar os terrenos e, em seguida doá-los ao Estado, para construção do Complexo Policial e, a União, para a construção da Quadra. Isso já foi superado, as obras estão aí e, quem hoje critica, amanhã vai ver a importância do que está sendo construído”, ressalta o prefeito.
GERAÇÃO DE EMPREGO
Outro fator importante é a geração de emprego e renda no município. Uma das principais exigências da administração municipal, é a contratação de mão de obra local. Desde o início da Barragem do Rio Colônia (paralisada), até agora todas as obras realizadas com contrapartida do município empregou mão de obra da cidade.
Atualmente estão em andamento quatro obras: PSF e Policlínica, ao custo de 816 mil Reais, Quadra de Esportes, 590 mil Reais e o Complexo Policial, 800 mil Reais. São mais de 2  Milhões de Reais em investimentos, que vão beneficiar diretamente a população em geral.

NÃO MORREU!

Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou em nota que a diretoria do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) em Lauro de Freitas, já abriu sindicância interna para apurar o caso do paciente Waldelúcio de Oliveira Gonçalves, 54 anos, que foi encontrado vivo no necrotério da unidade por seu irmão no domingo (24).
 
Segundo o relato de familiares, ele já estava em um saco usado que acondiciona cadáveres, com pés amarrados e algodão no nariz e nos ouvidos. A família conta que já tinha laudo de morte e caixão para o sepultamento. De acordo com a Sesab, a diretora geral do HGMF, Margarida Miranda, vai se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para esclarecer todo o procedimento pelo qual passou o paciente em questão.

BAHIA: RUI COSTA ELOGIA PREFEITOS DA REGIÃO SUL








Ao centro, Rui Costa discursa acompanhado de Lenildo Santana e Otto Alencar 

 
OTTO ALENCAR, PEDRÃO E RUI COSTA.
Prefeitos sul-baianos ficaram “bem na fita” com os candidatos da chapa majoritária governista. A caravana da última quinta (21) surpreendeu positivamente os candidatos ao governo, Rui Costa (PT), e ao Senado, Otto Alencar (PSD). Os dois percorreram Almadina, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto, Itapé e Ibicaraí, onde foi realizado comício com cerca de cinco mil pessoas.
Os prefeitos petistas Jaqueline Mota (Barro Preto), Josefina Castro (Coaraci) e Lenildo Santana (Ibicaraí) foram elogiados pela capacidade de mobilização em seus municípios para o evento. Os candidatos não esqueceram dos prefeitos de partidos aliados ou dissidentes – Alba Gleide (Almadina), Gilka Badaró (Itajuípe) e Pedrão (Itapé).
A avaliação interna é que o evento, pontapé para ações mais ousadas em Ilhéus e Itabuna, devem estimular e servir de exemplo – e empolgaram Rui e Otto. Porém, nas duas maiores cidades sul-baianas, a campanha de Rui Costa não tem presença nas ruas e até mesmo aliados têm feito campanha dissociada do nome petista. A campanha nas cidades também administradas por prefeitos aliados não decolou. Espera-se uma mudança para os próximos dias.

PRE-BA ACIONA RUI COSTA, SOUTO E GEDDEL

Souto, Geddel e Rui Costa podem ser multados.
Souto, Geddel e Rui Costa podem ser multados.
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) acionou três candidatos ao governo baiano e ao Senado Federal por terem cometido propaganda eleitoral antecipada. Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), candidatos ao governo, e Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao Senado, sofreram representação por parte da PRE, além dos seus respectivos partidos.
A propaganda antecipada, de acordo com a procuradoria, foi cometida por meio de vídeos exibidos em inserções comerciais veiculadas em maio na TV Bahia. O espaço era reservado aos partidos, mas foi usado para promover os então pré-candidatos.
Na propaganda do PMDB, ACM Neto aparece exaltando supostas qualidades de Geddel Vieira Lima, fazendo o mesmo em vídeo do DEM em que o prefeito de Salvador elogia Paulo Souto, companheiro de partido. O vídeo do PT traz o ex-presidente Lula sugerindo Rui Costa como o melhor nome para o governo baiano.
As representações são do procurador André Batista. Para ele, “em nenhuma medida os segmentos apresentados se destinam à divulgação de ideias, atuações, metas ou programas dos partidos em relação a temas políticos comunitários, conforme dita o art. 45 da Lei nº 9.096/95. Esta prática, diz Batista nos documentos, provoca desmedido prejuízo ao equilíbrio do pleito, revelando-se absolutamente reprovável em todos os aspectos”.
O procurador pede multa de R$ 203 mil para o DEM e Paulo Souto, R$ 49,8 mil para o PMDB e Geddel Lima e de R$ 144,3 mil para o PT e Rui Costa. Os valores são para cada um dos acionados e levam em conta a quantidade de inserções exibidas pela emissora. A multa para propaganda eleitoral antecipada, segundo a Lei nº 12.034/2009, é de cinco a R$ 25 mil ou, se for maior, o valor da propaganda.

BAHIA: PAULO SOUTO VAI DOAR HELICÓPTERO DO GOVERNADOR À PM

unnamed (3)

Diante da maior crise de segurança da história da Bahia, o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, vai anunciar a doação do helicóptero que serve ao Governador do Estado para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar, durante o horário eleitoral da tevê, nesta noite de sexta-feira (22).

Comprometido, se eleito, a trabalhar de corpo e alma para diminuir os índices de violência no nosso estado, Paulo Souto quer marcar esse compromisso com a inclusão dessa importante iniciativa no programa de campanha.

“Esse helicóptero vai ser muito mais útil ajudando a combater a violência no interior do estado”, afirmou Paulo Souto, que, neste sábado, estará recepcionando o candidato à Presidência da República, Aécio Neves, no lançamento do Programa Nordeste Forte, no Espaço Unique, às 10 horas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

HELICÓPTERO COM RUI COSTA FAZ POUSO FORÇADO NO SUL DA BAHIA

Rui posa ao lado de eleitores em Tancredo Neves (Foto Amarelinho 10).
Rui posa ao lado de eleitores em Tancredo Neves (Foto Amarelinho 10).
O helicóptero do candidato ao governo do estado pelo PT, Rui Costa, fez um pouso forçado em um campo de futebol no município de Presidente Tancredo Neves, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (21).
Rui ia para Jequié, mas por conta das fortes chuvas na região, o piloto da aeronave decidiu pousar para segurança de todos. Ao abortar a viagem para Jequié, Rui Costa falou dos seus projetos para a Bahia aos moradores daquela região, enquanto esperava o tempo melhorar para seguir viagem.
Após pousar em Tancredo Neves, Rui seguiu para Almadina, também no sul da Bahia, onde iniciou uma caravana pela região.
Rui e Otto Alencar (PSD), candidato ao Senado, percorreram ainda Coaraci, Itajuípe, Barro Preto, Itapé e, neste momento (22h27min), encerram a caravana em Ibicaraí. Há pouco discursava o candidato ao Senado. Redação com informações do Amarelinho10 e Bahia Notícias.

ITAPÉ: CURTAS E VENENOSAS!



 
Meus amigos e amigas do Blog, uma quinta-feira bastante movimentada em Itapé.
- Os bate bocas da saúde chegaram aos ouvidos do prefeito Pedrão, que reagiu imediatamente.
- E pega fogo a eleição para presidência da Câmara de Vereadores. São três candidatos postos, Pedrinho/ Lico, Neguinho/ Naeliton e Junior Borges com o apoio da oposição.
- Ah e teve a visita relâmpago do candidato ao governo pelo PT, Rui Costa desfilou em carreata ao lado de Pedrão e Otto Alencar.
- Zazai segue firme no seu propósito de ser candidato a prefeito. Esse posicionamento tem irritado a turma mais chegada de Humberto.
- E a Barragem do Colônia? Está fazendo falta viu seu Rui.
- Quem ocupa cargo de confiança (nomeados), tem que tratar o povo bem para continuar no emprego. Pedrão sabe bem disso, no final das contas o cidadão saí chateado e fala mal do prefeito. Alias, o que tem de gente tirada a importante nessa prefeitura; querem ser mais até que Pedrão.
- Aguardem, fim de semana teremos todas as revelações.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FLORESTA AZUL: PREFEITA VISITA OBRA DE SANEAMENTO BÁSICO

aterro-c

Dando continuidade ao processo de visitas semanais nas diversas obras em andamento no município de Floresta Azul, no distrito de Santa Terezinha e nas localidades rurais, a prefeita Dra. Sandra Cardoso visitou na tarde de sexta-feira, 15, a obra de manilhamento, esgotamento sanitário e cascalhamento das ruas 1, 2, 3 e 4 do bairro Raimundo Sálvio, além da obra de infraestrutura que está transformando o antigo lixão da cidade em um aterro sanitário.

A prefeita esteve acompanhada do seu esposo Geraldo Marcelino, os vereadores Gutemberg Cardoso (Guga) e Jerônimo Santos Paiva, os gerentes de Infraestrutura Plínio Oliveira e Antônio Carlos e parte da equipe. Sandra aproveitou para vistoriar tudo e conversar com os moradores do bairro, que estão muito satisfeitos com as obras e o fim do esgoto e do antigo lixão.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

GONGOGI: APÓS JUSTIÇA CASSAR SAPÃO, GONGOGI TEM NOVO PREFEITO

Kaçulo tomou posse pregando humildade (Foto Valdir Santos/Ubatã Notícias).
Kaçulo assumiu pregando humildade (Valdir Santos/Ubatã Notícias).
Após a cassação de Altamirando de Jesus Santos, o Sapão (PDT), e sua vice, Joana Angélica Santos (PSDB), a Câmara de Gongogi deu posse, nesta segunda (18) a Edvaldo dos Santos (PTC), o Kaçulo, e seu vice, Milton Mendes da Silva.
Sapão foi cassado por abuso de poder político, no entendimento do juiz da 73ª Zona Eleitoral, Francisco Pereira de Morais. Na campanha de 2012, o prefeito e candidato à reeleição distribuiu 100 bicicleta do programa Caminho da Escola, do Governo Federal. Para o juiz, a distribuição, além de ilegal, desequilibrou a disputa em favor de Sapão.
Kaçulo tomou posse pregando humildade. Ele evitou fazer críticas ao ex-prefeito e prometeu gestão “participativa”. De acordo com o site Ubatã Notícias, apenas cinco dos nove vereadores participaram da solenidade de posse do novo prefeito e segundo colocado no pleito de 2012.

Globo reabrirá espaço no Jornal Nacional para Marina Silva

Globo reabrirá espaço no Jornal Nacional para Marina Silva
Entrevista foi último compromisso de Campos | Foto: Crédito: João Cotta/Globo
O Jornal Nacional deve apenas aguardar a confirmação oficial do nome de Marina Silva como presidenciável pelo PSB para convidá-la para uma entrevista. Segundo o site Valor Econômico, a decisão de reabrir o espaço foi tomada pela emissora nesta segunda-feira (18). A entrevista no principal jornal da Rede Globo foi o último compromisso de campanha de Eduardo Campos antes do acidente aéreo que o matou. A frase “não vamos desistir do Brasil”, reproduzida em diversas homenagens a Campos em todo país, foi dita por ele no final da entrevista. A nova data do partido ainda não foi definida. Nesta segunda, William Bonner e Patrícia Poeta fazem perguntas à candidata Dilma Rousseff, do PT.

MP tenta barrar decisão que concede semiaberto a Suzane von Richthofen

MP tenta barrar decisão que concede semiaberto a Suzane von Richthofen
Foto: Reprodução
O Ministério Público recorreu, nesta segunda-feira (18), da decisão da Justiça que concede o benefício do regime semiaberto a Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por matar os pais em 2002. A permissão foi determinada pela juíza Sueli Zeraik na última segunda (11) mas, para o promotor Luiz Marcelo Negrini Mattos, pode permitir que ela tente fugir. "Com base no que foi apurado, há a preocupação dela se evadir e não cumprir o restante da pena pela qual foi condenada", informou ao G1. Segundo Mattos, a desconfiança é baseada no resultado de exames criminológico e psicológico a que Suzane foi submetida. "Apresentei o recurso em razão do que foi apurado na avaliação psiquiátrica. Ela não tem condições para progressão de regime neste momento, já que a avaliação apontou condições negativas e desfavoráveis para a progressão ao regime semiaberto para ela", defendeu. A defesa de Richthofen tem um prazo para se posicionar sobre o recurso do MP e, depois, a Vara de Execuções Criminais de Taubaté deve decidir se acata ou não o pedido. O advogado de defesa, Denivaldo Barni, afirmou que não foi notificado oficialmente da decisão.

Horário eleitoral começa nesta terça; Rui e Souto tem quase o triplo do tempo dos adversários

Horário eleitoral começa nesta terça; Rui e Souto tem quase o triplo do tempo dos adversários
Foto: Reprodução
O horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa nesta terça-feira (19) e dura até o dia 2 de outubro. No pleito deste ano, o candidato da coligação “Pra Bahia mudar mais”, Rui Costa (PT), terá a fatia mais generosa do horário e contará com 7 minutos e 30 segundos. Postulante a governador da chapa das oposições, Paulo Souto (DEM) será o segundo concorrente com maior tempo para sua campanha, com 6 minutos e 53 segundos. Juntos, eles tem quase o triplo dos outros aspirantes à vaga no Palácio de Ondina, que não conseguiram alcançar 2 minutos. A senadora Lídice da Mata (PSB) terá à disposição 1 minuto e 43 segundos para passar sua mensagem. Em seguida vem Marcos Mendes (PSOL), com 1 minuto e 11 segundos. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) angariou apenas dois segundos a menos que o psolista e ficou com 1 minuto e 9 segundos. Renata Mallet (PSTU) obteve a menor faixa, com 1 minuto e 6 segundos.

BRASIL: PESQUISA APONTA PARA VITÓRIA DE MARINA NO SEGUNDO TURNO

43oazoberb_8rvyplthpg_file

Candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff manteve os 36% das intenções de votos para o primeiro turno da eleição presidencial na pesquisa do Datafolha, publicada na madrugada desta segunda-feira (18). Na primeira pesquisa desde a morte do candidato Eduardo Campos, o instituto mostrou o crescimento da candidatura do PSB com Marina Silva, que teve um salto de 13% com a escolha da candidata como substituta de Campos.

No cenário com Marina Silva, que deve ter sua candidatura confirmada no dia 20, o candidato Aécio Neves (PSDB) manteve a segunda posição com os mesmos 20% das intenções de voto. Porém, a chegada da candidata do PSB com 21% das intenções deixa o candidato tucano em situação de empate técnico, graças à margem de erro da pesquisa. Com esses números, a candidata do PT mantém a dianteira com 15 pontos de vantagem sobre os principais rivais.

Nas respostas espontâneas, onde os pesquisados apresentam seu candidato sem que nenhum nome seja proposto pelo pesquisador, Dilma cresceu dois pontos percentuais, mantendo-se na margem de erro da pesquisa com 24% das intenções. Nesse cenário, Marina fica com 5% e Aécio mantém-se em segundo com 11%.

SEGUNDO TURNO

Na simulação do segundo turno, a ascensão de Marina Silva foi ainda mais relevante: a ex-senadora e ex-ministra ficou na frente com 47% das intenções de voto em um possível confronto com Dilma, que contra Marina tem 43% das intenções.

Em um possível segundo turno contra Aécio, a petista fica em vantagem com 47% contra 39%. Essa diferença representa o dobro da vantagem que Dilma tinha em julho, quando estava apenas quatro pontos percentuais à frente do candidato do PSDB.

A entrada de Marina na corrida mudou também o panorama dos votos brancos e dos eleitores indecisos. Em julho, ainda sem Marina, os indecisos somavam 14% e os possíveis votos brancos chegavam a 13%. Sem Campos, os indecisos não passam de 9% e os brancos chegam a 8%.

O empate de Marina com Aécio mostra o bom momento na campanha da presidente Dilma, já que o índice de rejeição da candidata caiu em relação à pesquisa de julho (de 35% para 34%).

A pesquisa do Datafolha aconteceu em 176 municípios do País entre 14 e 15 de agosto. No total, quase 3.000 eleitores foram ouvidos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Polícia não consegue entregar intimações sobre assassinato do prefeito de Itagimirim

Polícia não consegue entregar intimações sobre assassinato do prefeito de Itagimirim
Foto: Rafael Amaral / Rastro101
As investigações relacionadas ao assassinato do prefeito de Itagimirim, Rielson Lima, no dia 29 de julho, avançaram nesta quinta-feira (14). Uma operação da Polícia Civil comandada pelo delegado especial do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Élvio Brandão, tentou entregar intimações para pessoas que serão ouvidas no inquérito, mas ninguém foi localizado. O atual prefeito Rogério Andrade, o presidente da Câmara dos Vereadores, Júnior Andrade, o produtor rural Sandro Andrade e o empresário do setor de transporte escolar Darlan Lima serão intimados. De acordo com o delegado, ninguém deve ser preso por enquanto.

EXCESSO DE SAL MATA MAIS DE 1,6 MILHÃO DE PESSOAS POR ANO

Excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo por ano.
O excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, mostra trabalho do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Tufts, alertando que, em média, é consumido quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Há evidências de que o consumo de altos níveis de cloreto de sódio aumentou a pressão arterial, o que é um grande risco para as doenças cardiovasculares e um acidente vascular cerebral, disse Darius Mozaffarian, presidente do departamento e principal autor do estudo, publicado no New England Journal of Medicine.
De acordo com o trabalho, “os efeitos do excesso de sal sobre as doenças cardiovasculares em todo o mundo, por idade, sexo e país, não tinham sido estabelecidos até agora”.
O consumo diário de sal no mundo foi, em média, 3,95 gramas por pessoa, quase o dobro dos 2 gramas recomendados pela OMS. Das agências Lusa e Brasil.

MAU NA FITA: ITAPEBI: SERVIDORES DA PREFEITURA FAZEM PROTESTO CONTRA SALÁRIOS ATRASADOS

unnamed (5)
Nesta quinta-feira alguns funcionários da prefeitura de Itapebi interditaram a BR 101 para protestar contra o governo do prefeito Francisco Brito (PSC). Os funcionários informaram que estão há mais de três meses sem receber salário e o prefeito desapareceu da cidade.  Para agravar a situação, os alunos da zona rural estão sem aula por conta do descaso da secretaria de educação e a prefeitura deu um calote pesado no comércio local.   Segundo informações, o prefeito Francisco Brito mora em Itabuna..

FLORESTA AZUL E IBICARAÍ SE UNEM PARA ADEQUAR O ABATE E COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS


unnamed (6)

Na última terça-feira (12), aconteceu uma importante reunião, envolvendo as prefeituras de Ibicaraí, Floresta Azul, Câmara de Vereadores, secretários de governo, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), SEBRAE, frigorifico de Itapetinga e comerciantes do ramo de carnes (açougueiro) de Floresta Azul e Ibicaraí.

Marcou presença a prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, o prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana; os vereadores Osaná Crisóstomo, Klaus Farias, Valtaire Moreira, Pastor Erasmo, Adriana Assis, Dulcineia Oliveira, Allan Rogério.

A reunião começou, com a palestra do veterinário da ADAB Leonardo França, que explicou categoricamente a importância da adequação dos comerciantes, para melhor atender a população (clientes).  O proprietário do frigorifico de Itapetinga José Marcos Ribeiro Costa, fez todos entender que a questão de entreposto não existe viabilidade, pois onera o serviço principalmente a partir da logística. O empresário explicou que faz a matança por R$ 70,00 (setenta reais) e a entrega por R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por reis, e, que tem interesse em comprar o coro e as vísceras, podendo ainda trocar por serviços explicou o empresário Marcos.

A prefeita Sandra Cardoso disse que em seu município de Floresta Azul ela tem feito o possível e o impossível, para manter o comércio pujante, e que depois da sua administração, os comerciantes perceberam que o comércio deu um giro de trezentos e sessenta graus para melhor e que a discussão ali era séria e que não cabia discurso partidário, pois todos estavam voltados para defender o comerciante do ramo de alimentos (carne), que são as verdadeiras vitimas.

Especialistas afirmam que entrada de Marina no lugar de Campos é ‘inevitável’

Especialistas afirmam que entrada de Marina no lugar de Campos é ‘inevitável’
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Especialistas e políticos classificaram como “inevitável” a entrada de Marina Silva na corrida presidencial após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo nesta terça-feira (13). Mas para o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, ainda é cedo para entender como a fatalidade vai alterar a dinâmica do processo eleitoral. . "Sem dúvida, ele enriquecia o debate eleitoral e será uma perda", disse ao Estado de S. Paulo. Perfeito lembra que mercado financeiro doméstico reagiu violentamente nesta quarta-feira ainda com a primeira impressão da notícia. "Afinal, sem Eduardo a chance de vitória no primeiro turno da candidata Dilma aumentaria substancialmente. Agora, com a confirmação de que Marina Silva está viva, e deve assumir seu lugar na campanha, o mercado diminuiu as perdas", acrescentou, no comentário. Já para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas, Marco Antônio Teixeira, o principal afetado pela acontecido é Aécio Neves. "Ela consegue agregar eleitores que tendiam a Aécio apenas no segundo turno e que, agora, podem fazer a opção pela ex-senadora já no primeiro turno", avaliou. Teixeira destaca que pesquisas já mostravam Marina Silva como mais viável, com maior potencial de votos, que o próprio Eduardo Campos. Segundo o cientista político, ela tem perfil de quem veio do governo e aglutina também uma perspectiva oposicionista, podendo tirar votos tanto de Dilma Rousseff (PT) como de Aécio Neves (PSDB). O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também se manifestou sobre a mudança. Para ele, é natural imaginar que Marina Silva assumirá a vaga de candidata à Presidência da República. “Marina já foi candidata e é de se esperar que isso aconteça, mas isso vai depender do PSB e de todos os partidos coligados”, disse Suplicy a jornalistas.

Dilma confirma que vai ao velório de Eduardo Campos

Dilma confirma que vai ao velório de Eduardo Campos
Emocionada, a presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira (13) que vai comparecer ao velório do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo. Dilma também comunicou que ligou para o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, para colocar "todas as condições materiais" do governo federal à disposição da família de Campos. "Sem sombra de dúvidas eu comparecerei ao velório", disse Dilma, em declaração à imprensa no Palácio do Planalto. "Liguei ao governador de Pernambuco colocando todas as condições materiais do governo federal à disposição da família Campos." A presidente informou que tentou entrar em contato com a mãe de Campos, ministra Ana Arraes, mas que não havia conseguido conversar com ela, que estava em deslocamento para Recife.

Dentista de Eduardo Campos vai acompanhar reconhecimento dos corpos

Dentista de Eduardo Campos vai acompanhar reconhecimento dos corpos
Foto: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O dentista particular do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), vai participar em São Paulo do processo de identificação dos corpos dos tripulantes da aeronave que caiu na manhã desta quarta-feira (13) em Santos, no litoral paulista. De acordo com G1, o dentista acompanha o chefe de Polícia Científica de Pernambuco, Francisco Sarmento. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiro de Santos, não é possível precisar a quantidade de vítimas do acidente, que atingiu uma área residencial da cidade. “Há restos mortais espalhados por uma grande área”, afirmou à imprensa. Os sete ocupantes da aeronave foram confirmados como mortos, mas, de acordo com os bombeiros, dificilmente os corpos serão identificados sem exames de DNA. As buscas não foram encerradas e devem seguir com auxílio de cães farejadores. A aeronáutica e a Polícia Civil de São Paulo farão investigações paralelas sobre o acidente. A caixa preta da aeronave foi encontrada no início da noite, entre destroços do avião e de algumas casas atingidas na queda.

Piloto avisou que tentaria arremeter antes de acidente

Calmo, comandante avisou que ia fazer um 'bloqueio de Santos e o rebloqueio', o que indica o plano de tentar pousar novamente
Um rápido diálogo, via rádio, entre o piloto do avião que conduzia Eduardo Campos (PSB) e a equipe de controle da pista revela que o comandante da aeronave comunicou sua intenção de arremeter. Com voz calma e em linguagem técnica de aviação, ele informou que iria proceder o "bloqueio de Santos e o rebloqueio", o que indica o plano de tentar pousar novamente na pista 35, que fica no Guarujá, mas pertence à base aérea de Santos, no litoral paulista. 
Segundo o vice-presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa), Humberto Branco, nessa pista, a orientação dada aos pilotos é de arremeter caso não exista visualização da pista a 700 pés. A aproximação por instrumentos é procedimento padrão, ainda mais com o clima registrado no local nesta manhã. De acordo com boletins meteorológicos de Santos, usados pela aviação e obtidos pelo Estado, a visibilidade no horário do acidente estava bastante prejudicada. Às 11h, era de aproximadamente 2 mil pés. Havia ainda muita nuvens e chovia.
O piloto arremeteu de acordo com as norma da pista, para o lado esquerdo. Como a aeronave caiu a cerca de 4km da cabeceira da pista, a arremetida, em tese, já havia sido realizada. O problema que levou a aeronave a perder altitude e cair, no entanto, ainda não são conhecidas.

'Firme como uma rocha', mulher de Campos recebe amigos

'Não estava no script' comenta Renata Campos ao receber familiares após tragédia que vitimou marido e candidato à Presidência
'Firme como uma rocha', mulher de Campos recebe amigos
Conselheira, esteio e porto seguro do candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB), Renata Campos se manteve serena junto aos cinco filhos durante esta quarta-feira (13), na sua casa, recebendo os amigos, familiares e políticos ligados ao marido, morto nesta manhã em um acidente de avião em Santos (SP).
"Não estava no script", comentava ela ao abraçar as pessoas que a visitavam, muitas vezes chorando. Com cada um ela conversava e compartilhava a alegria de Campos com a sua performance na entrevista da bancada do Jornal Nacional na noite desta terça-feira (12). "Fui lá e fiz um gol", disse ele à mulher, depois da sabatina.
Renata recebeu a todos, de pé, e se revesava com os outros filhos nos cuidados com o caçula Miguel, de sete meses de idade.  Ela e Campos se conheceram ainda crianças e começaram a namorar na adolescência. Seguidores da cartilha do ex-governador e avô de Campos, Miguel Arraes, construíram uma família que era admirada por todos os que os conheciam pela união, harmonia e cumplicidade.
Graças a Renata, Campos, que não tinha limite de horário para trabalhar, pôde ser pai mesmo nos momentos de agenda cheia. A família sempre esteve presente. Na campanha , puxado por  Renata, sempre arranjava tempo para conviver com os filhos.
"Ela está firme como uma rocha", resumiu o ex-secretário estadual de Imprensa de Campos, Evaldo Costa, amigo da família, ao falar sobre a postura de Renata diante da tragédia que se abateu sobre a família.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Relações financeiras na campanha pioraram, reclama Wagner

Relações financeiras na campanha pioraram, reclama Wagner
Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Campo minado para candidatos, o custo da campanha piorou de 2010 para 2014, na opinião do governador Jaques Wagner (PT). Sem falar diretamente em compra de lideranças, Wagner criticou o rumo das relações para apoio no interior do estado. “Eu nunca vi nada igual ao que estou vendo esse ano. É como se tivesse banalizado que a coisa funciona assim e ponto final. Eu não sei porque não estou na ponta, mas todos os relatos que tenho são esses (compra de lideranças)”, relatou Wagner. Segundo ele, o problema é o “só trabalho por dinheiro”. “Eu estou vendo gente falando que está apertado que eu nunca vi. E estou vendo gente que não teve esse hábito de ter a relação assim que diz: ‘eu vou cair fora’”, completou o governador, citando, inclusive, o exemplo do presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos. “Se eu não mudar a máquina eleitoral partidária no Brasil, cada ano sai pior. Está um negócio... Estou falando da relação [faz o gesto referente a dinheiro], ela banalizou”, critica. Apesar da perspectiva pouco otimista, o próprio Wagner sinaliza possíveis caminhos, entre eles o tempo de televisão ser restrito para partidos com candidatura a majoritária e o fim da coligação proporcional. Além de entrar numa seara polêmica: “Tem que acabar com esse negócio de dois em dois anos. Eu acho que devia ser cinco, sem direito a reeleição, de vereador a presidente da República”.

sábado, 9 de agosto de 2014

ITAPÉ: PREFEITURA REALIZA LICITAÇÃO DE PUBLICIDADE


Reunião da Comissão de Licitação.
Na última sexta-feira 08, a Prefeitura Municipal de Itapé deu um passo importante visando ampliar e melhorar o relacionamento com a mídia regional, e ainda cumprir com o que manda a legislação no que diz respeito à realização de licitação para serviços que ultrapassem o limite estabelecido.
Participaram do certame (Licitação), as empresas Big Brain- Comunicação Integrada, de Goiânia, Zion Propaganda, de Salvador e, a Cacau Comunicação, de Itajuipe, esta última atuou como ouvinte, já que seu representante chegou fora do prazo estabelecido. As próximas etapas estão marcadas para o dia 15 de agosto.
Segundo o prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão), o município segue as determinações do Tribunal de Contas dos Municípios- TCM. “Precisamos informar o que o município esta fazendo. Para isso é preciso contratar com a imprensa, por isso a necessidade de fazer os contratos dentro do que exige o TCM”, explica Pedrão.